Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/3503
Título: Experiências de aprendizagem promotoras de integração curricular na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Autor: Machado, Mónica Medeiros
Orientador: Dinis, Raquel José de Jesus Vigário
Palavras-chave: Currículo
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Integração Curricular
Prática Educativa
Data de Defesa: 24-Jun-2015
Citação: Machado, Mónica Medeiros. "Experiências de aprendizagem promotoras de integração curricular na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico”. 2015. VIII, 115 p.. (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2015.
Resumo: O presente relatório reporta-se ao trabalho desenvolvido no âmbito das unidades curriculares de Prática Educativa Supervisionada I (realizada na Educação Pré-Escolar) e Prática Educativa Supervisionada II (realizada no 1.º Ciclo do Ensino Básico), do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Este documento contempla uma abordagem enquadradora às questões e problemáticas atualmente colocadas à escola, a docência e à formação de professores (inicial e contínua), com particular ênfase na reflexão fundamentada sobre a importância do estágio pedagógico e sobre as dinâmicas subjacentes aos processos formativos vivenciados pela estagiária. Do mesmo modo, procede-se ainda à descrição, análise e reflexão sobre as práticas desenvolvidas. Neste domínio aprofundam-se questões relativas ao potencial das mesmas no que respeita à temática em aprofundamento neste relatório: a integração curricular. Assim, visando a compreensão mais abrangente e rica sobre a organização e desenvolvimento de experiências de aprendizagem promotoras de integração curricular, consideraram-se duas abordagens: uma centrada na análise e reflexão sobre as práticas da estagiária; outra, considerando a realização de um pequeno estudo exploratório de levantamento das conceções e das representações dos educadores/professores sobre as próprias práticas de integração curricular. [...].
ABSTRACT: This report refers to the work done within the courses of Educational Practice Supervised I (held in pre-school education) and Educational Practice Supervised II (held in the 1st cycle of basic education), the Master in Education Pre School and education of the 1st cycle of basic education. This document offers an approach to the issues and problems currently posed to school teaching and teacher training (initial and continuing), with particular emphasis on reasoned reflection on the importance of teaching practice and the dynamics underlying the formation processes experienced by intern. Likewise, the procedure is still the description, analysis and reflection on the practices developed. This field deepen up questions concerning the potential of the same with regard to the issue in depth in this report: curriculum integration. Thus, targeting the most comprehensive and rich understanding of the organization and development of learning experiences promoting curricular integration, they considered two approaches: one centered on analysis and reflection on the practices of the trainee; another, considering the performance of a small exploratory study survey of conceptions and representations of educators / teachers about the practices of curriculum integration. [...].
Descrição: Mestrado (PES II), Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 24 de Junho de 2015, Universidade dos Açores.
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/3503
Designação: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
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