Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/3490
Título: Da resolução de problemas à explicitação do raciocínio matemático : uma experiência em contexto de estágio
Outros títulos: From problem solving to mathematical reasoning : an experience in teaching training context
Autor: Cascalho, José Manuel
Teixeira, Ricardo Emanuel Cunha
Ferreira, Rui Filipe Meireles
Palavras-chave: Ensino da Matemática
Resolução de Problemas
Raciocínio Matemático
Formação de Professores
Data: 2015
Editora: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Citação: Cascalho, J. M., Teixeira, R. C. & Ferreira, R. F. (2015). "Da Resolução de Problemas à Explicitação do Raciocínio Matemático: Uma Experiência em Contexto de Estágio". Educação Matemática Pesquisa, v. 17, n. 2, 71–95. ISSN 1983-3156
Resumo: A resolução de problemas é um processo fundamental na aprendizagem da matemática. Neste artigo, apresenta-se uma reflexão sobre a importância deste processo matemático e de como ele pode ser conduzido de forma a estimular o raciocínio matemático através da promoção da comunicação, em contexto de sala de aula. O trabalho foi realizado na etapa final de formação de educadores e professores no contexto do pré-escolar e do primeiro ciclo do ensino básico. Em resultado das atividades realizadas, discute-se o papel da utilização de uma heurística ao longo da resolução de problemas, a importância na escolha de estratégia para a interação com os alunos, bem como o desenho intencional de materiais didáticos. A experiência enquadra-se numa abordagem qualitativa de design de experiência de ensino.
ABSTRACT: Problem solving is a pivotal process to mathematical learning at school. In this paper, it is discussed the importance of this process and how to apply it in a classroom to promote mathematical reasoning. In a preservice teaching training context, two experiences were implemented in two different classes, one in preschool and other in a first grade class, in the Archipelago of the Azores (Portugal). It was studied the role of apllying a step-by-step heuristic to help students to solve problems and the importance of using strategies which promote interaction and communication within students and students/professor to enhance the learning of the students. Finally, it is suggested how the selection of materials explicitly produced to a set predefined targets can contribute to a successful learning strategy. This is a qualitative research and it encompasses an experimental design.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/3490
ISSN: 1983-3156
Versão do Editor: http://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/20243
Aparece nas colecções:DM - Artigos em Revistas Internacionais / Articles in International Journals

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
20243-63798-1-PB.pdf602,48 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.