Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/3487
Título: O erro na aprendizagem clínica dos estudantes de enfermagem : percepções de estudantes de enfermagem em aprendizagem clínica sobre os erros cometidos e o papel que desempenham na aprendizagem e o no desenvolvimento
Autor: Espada, Ana Paula
Orientador: Peixoto, Ermelindo Manuel
Rego, Isabel Estrela
Palavras-chave: Aprendizagem Clínica
Aprendizagem com o Erro
Estudante de Enfermagem
Clinical Learning
Learning with Error
Nursing Students
Data de Defesa: 9-Dez-2013
Citação: Espada, Ana Paula. "O erro na aprendizagem clínica dos estudantes de enfermagem: percepções de estudantes de enfermagem em aprendizagem clínica sobre os erros cometidos e o papel que desempenham na aprendizagem e o no desenvolvimento". 2013. 329 p.. (Tese de Doutoramento, Educação: Psicologia Educacional). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2013.
Resumo: A investigação sobre os erros dos estudantes de enfermagem em aprendizagem clínica é escassa e incide essencialmente em procedimentos psicomotores e de medicação, sendo a sua incidência na aprendizagem ainda mais rara. Porém, o seu estudo, tendo implicações para a segurança do cliente e para a consolidação das competências dos estudantes e, ainda, devido ao potencial de aprendizagem que encerra, é recomendado por autores e organizações como a Ordem dos Enfermeiros (2006) e o International Council of Nurses (2012). Esta dissertação teve como objectivo analisar os factores associados aos erros cometidos pelos estudantes de enfermagem durante a aprendizagem clínica, e as suas percepções relativamente a essas ocorrências e à oportunidade de aprendizagem e desenvolvimento delas resultantes, seguindo uma abordagem integradora, baseada numa metodologia mista, de tipo convergente (Creswell & Clark, 2011). Os participantes eram estudantes da ESEnfPD em ensinos clínicos de contexto de cirurgia e de medicina. […].
ABSTRACT: Research on the errors of nursing students in clinical learning is scarce and focuses on psychomotor procedures and medication and its incidence on learning is even scarcer. However, errors occur and should be studied as recommended by authors and organizations such as the Ordem dos Enfermeiros (2006) and the International Council of Nurses (2012), since they affect the protection of patients and influence the consolidation of students’ skills. This dissertation purports to examine factors associated with students’ mistakes during nursing clinical training, and with students’ perceptions about their mistakes in this environment, including their perceived opportunities for learning and development ensuing from the errors they commit. The convergent model proposed by Creswell and Clark (2011) was used for the purpose of gathering data. Participants were students from Escola Superior de Enfermagem de Ponta Delgada in surgery and medicine clinical training. […].
Descrição: Tese de Doutoramento, Educação (Psicologia Educacional), 9 de Dezembro de 2013, Universidade dos Açores.
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/3487
Designação: Doutoramento em Educação
Aparece nas colecções:ESEPD - Teses de Doutoramento / Doctoral Thesis
DCE - Teses de Doutoramento / Doctoral Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TeseDoutoramentoAnaPaulaSantosEspada2013.pdfDocumento Principal2,74 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.