Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/3469
Título: Influência no processo de inserção social de jovens multiproblemáticos : o caso do CDIJ Perkursos
Autor: Jorge, Cristina Dantas da Silva
Orientador: Diogo, Fernando Jorge Afonso
Palavras-chave: Inserção Social
Jovem
Socialização
Social Inclusion
Socialization
Youth
Data de Defesa: 17-Abr-2015
Citação: Jorge, Cristina Dantas da Silva. "Influência no processo de inserção social de jovens multiproblemáticos: o caso do CDIJ Perkursos". 2015. 138 p.. (Dissertação de Mestrado em Sociologia). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2014.
Resumo: A presente investigação subordinada à temática "Influência no processo de inserção social de jovens multiproblemáticos: o caso do CDIJ Perkursos", decorre da curiosidade em saber e perceber onde estão e como estão os jovens que foram intervencionados neste centro. Através de uma análise aos processos dos jovens, onde constam as características que levam estes jovens a fazerem parte do centro e de um conjunto de entrevistas semiestruturadas, a investigação alicerça-se na seguinte pergunta de partida: "Em que medida a passagem dos jovens multiproblemáticos, pelo Centro de Inclusão Juvenil Perkursos, influenciou as trajetórias de vida sob o ponto de vista social, pessoal e profissional?". Verificámos que, de facto, há uma relação entre o ter frequentado o centro e as inflexões das suas trajetórias de vida após esta frequência. Assim, são jovens que destacam a importância de ter frequentado o centro para a conclusão do 9º ano de escolaridade, a influência de terem tido a formação em contexto de trabalho para a escolha da atual profissão e terem ultrapassado alguns dos problemas que tinham quando entraram no CDIJ. Nesta linha, e apesar de serem jovens que abandonaram o ensino regular por falta de identificação com este, conseguiram concluir o 9º ano através de uma resposta social alternativa que possibilitou uma melhor inserção social.
ABSTRACT: The present investigation is subordinated to the theme "Influence on social integration process of multichallenged younghters: the case of CDIJ Perkursos", stems from curiosity to know and understand where and how are young people who have been intervened in this center. Through an analysis of the processes of the young, that contain the features that led them to be a part of the center and a set of semi-structured interviews, the research was founded on the following initial question: "To what extent the passage of multichallenged younghsters by the Center for Youth Inclusion Perkursos influenced their life trajectories from the social, personal and professional point of view?". We found that there is indeed a relation between having attended the center and the inflections of their life trajectories after this frequency. These young highlight the importance of having attended the center for completing the 9th grade, the influence they have had training in the context of work for the current choice of profession and have surpassed some of the problems they had when they entered the CDIJ. In this line of thinking, and although they are young people who have left the regular school due to lack of identification with this, they have managed to complete the 9th grade through an alternative social response which enabled a better social integration.
Descrição: Dissertação de Mestrado, Sociologia, 17 de Abril de 2015, Universidade dos Açores.
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/3469
Designação: Mestrado em Sociologia
Aparece nas colecções:DHFCS - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DissertMestradoResumoIndIntrodCDSJ2015.pdfResumo, Índice, Introdução480,57 kBAdobe PDFVer/Abrir
DissertMestradoCristinaDantasSilvaJorge2015.pdfDissertação de Mestrado1,83 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.