Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/3460
Título: Explorar e aprender : os materiais didáticos no contexto da aprendizagem da Matemática na Educação Pré-escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Autor: Borges, Sandy Sousa
Orientador: Cascalho, José Manuel
Teixeira, Ricardo Emanuel Cunha
Palavras-chave: Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Aprender em Contexto Real
Educação Matemática
Preschool Education
Primary School Education
Learning in Real Context
Mathematical Education
Data de Defesa: 17-Jun-2015
Citação: Borges, Sandy Sousa. "Explorar e aprender: os materiais didáticos no contexto da aprendizagem da Matemática na Educação Pré-escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico". 2015. XII, 126 p.. (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico). Angra do Heroísmo: Universidade dos Açores, 2015.
Resumo: Com o presente relatório pretendemos analisar e fundamentar as práticas que foram desenvolvidas em contexto de estágio, no âmbito das unidades curriculares de Prática Educativa Supervisionada I e de Prática Educativa Supervisionada II, do plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da responsabilidade do Departamento de Ciências da Educação da Universidade dos Açores. Optámos pelo tema "Explorar e Aprender: os materiais didáticos no contexto da aprendizagem da Matemática na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico", indagando sobre qual o papel dos materiais manipuláveis no suporte de aprendizagens. O percurso realizado, que é descrito neste relatório, permite perceber como é que estes materiais, quando explorados através de situações problemáticas e de forma contextualizada, fomentam a comunicação e o desenvolvimento do raciocínio matemático. Além disso, mostra-se como, através da sua manipulação, as crianças adquirem um papel ativo no decorrer dos processos de aprendizagem, papel esse que promove a sua autonomia. [...].
ABSTRACT: In the present report we analyze and explain the practices that have been developed in internship context, within the curricular units of Supervised Educational Practice I and Supervised Educational Practice II, from the Master's Degree in Preschool Education and Primary School Teaching. Its main contribution is to show how the use didactic materials/manipulatives promote mathematical communication and foster mathematical reasoning. In addition, it provides some evidences of how children acquire an active role during the learning process through the manipulation of these materials and how, concurrently, they enhance their autonomy. [...].
Descrição: Mestrado (PES II), Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, 17 de Junho de 2015, Universidade dos Açores.
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/3460
Designação: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Aparece nas colecções:DCE - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DissertMestradoSandySousaBorges2015.pdf1,18 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.