Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/3453
Título: Matemática na educação Pré-Escolar : esquemas todo-partes
Autor: Santos, Carlos Pereira
Teixeira, Ricardo Emanuel Cunha
Palavras-chave: Singapore Math
Educação Pré-Escolar
Primeira Dezena
Concreto-Pictórico-Abstrato
Esquemas Todo-Partes
Number Bonds
Data: 21-Jun-2015
Editora: Associação Ludus/Associação para a Educação Matemática Elementar
Citação: Santos, Carlos P.; Teixeira, Ricardo C. (2015). "Matemática na Educação Pré-Escolar: Esquemas todo-partes", «Jornal das Primeiras Matemáticas», 4, 55-70.
Resumo: O Singapore Math, método utilizado para o ensino da Matemática em Singapura é, segundo as mais prestigiadas avaliações internacionais, um exemplo bem-sucedido da abordagem «concreto-pictórico-abstrato». Um dos inúmeros procedimentos didáticos são os number bonds (esquemas todo-partes), utilizados no ensino de factos fundamentais relativos à primeira dezena: decomposições, adições e subtrações. Neste artigo, analisaremos o que são, quais as vantagens e a forma de utilização destes esquemas desde a educação pré-escolar.
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/3453
Versão do Editor: http://jpm.ludus-opuscula.org/Home/ArticleDetails/1132
Aparece nas colecções:DM - Artigos em Revistas Nacionais / Articles in National Journals

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
SantosTeixeira_NumberBonds_55_70(4_2015)_high.pdf1,3 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.