Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/3439
Título: Professores investigadores e formação contínua : no rescaldo do projeto ICR
Autor: Sousa, Francisco
Palavras-chave: Formação de Professores
Investigação
Professor Investigador
Formação Contínua
Data: Out-2014
Editora: Universidade dos Açores
Citação: Sousa, F. (2014). "Professores investigadores e formação contínua: no rescaldo do projeto ICR". Comunicação apresentada ao II Workshop «Professores Investigadores», Angra do Heroísmo.
Resumo: O projeto Investigação para um Currículo Relevante (ICR) decorreu entre 2007 e 2013 nos Açores. Foi conduzido por uma equipa que incluiu investigadores da Universidade dos Açores e professores do ensino básico ao serviço de várias escolas da Região. A equipa recorreu a processos de investigação ação colaborativa para abordar problemas sentidos pelos referidos professores, especialmente o desinteresse manifestado por muitos alunos em relação à escola e ao currículo. Pressupondo que a investigação ação possui uma dimensão formativa, o projeto possibilitou aos participantes um maior domínio de fundamentos, métodos e técnicas de investigação, investida na resolução ou atenuação de problemas relacionados com as suas práticas educativas. No ano escolar de 2011/12 ocorreu uma maior formalização da vertente formativa do projeto, através da creditação de uma ação de formação contínua de professores a ele associada. Com base na análise de dados recolhidos no contexto dessa ação de formação e no contexto de práticas formativas menos formais, esta comunicação discute a relação entre investigação ação e formação contínua, prestando especial atenção a questões de protagonismo relativo de investigadores universitários e professores do ensino não superior na condução do processo investigativo. A referida análise revela uma autonomização progressiva dos professores do ensino básico, tendo a sua responsabilização pela identificação de problemas a investigar, pela caracterização dos mesmos e pela conceção de estratégias de abordagem aumentado bastante na fase final de implementação do projeto.
Descrição: II Workshop "Professores Investigadores", Angra do Heroísmo, 10 e 11 de Outubro de 2014.
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/3439
Versão do Editor: http://sites.uac.pt/2wpi/resumos/
Aparece nas colecções:DCE - Comunicações a Conferências / ConferenceItem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2wp1_fc.pdf191,37 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.