Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/3438
Título: Professores investigadores e formação inicial : o modelo formativo da licenciatura em educação básica, Universidade dos Açores
Autor: Sousa, Francisco
Palavras-chave: Formação de Professores
Investivação
Professor Investigador
Data: Out-2014
Editora: Universidade dos Açores
Citação: Sousa, F. (2014). "Professores investigadores e formação inicial: o modelo formativo da licenciatura em educação básica, Universidade dos Açores". Comunicação apresentada ao II Workshop «Professores Investigadores», Angra do Heroísmo.
Resumo: A formação inicial de professores, tal como a formação contínua, pode contribuir para uma maior infusão de uma cultura investigativa na educação. À semelhança de muitas outras instituições de ensino superior que formam professores e outros profissionais da educação, a Universidade dos Açores (UAc) tem incluído nos planos curriculares dos seus ciclos de estudos em educação unidades curriculares focadas na investigação educacional. Mas a formação de professores investigadores exige mais do que essa inclusão. Uma formação de qualidade na área da educação básica exige elevados níveis de participação dos formandos na construção de conhecimento próprio dessa mesma área, indispensável à consolidação da sua profissionalidade. Neste sentido, o plano de estudos da licenciatura em educação básica foi elaborado na UAc à luz de um modelo de formação em que a investigação assume um papel central. Assim, os promotores do referido curso destacam nesse modelo o envolvimento dos estudantes em dinâmicas de investigação associadas a problemas identificados nas instituições educativas em que realizam a sua iniciação à prática profissional. Além de explicar o modelo, esta comunicação refere algumas dificuldades relativas à sua implementação e apresenta notas de observação de práticas letivas já realizadas por estudantes. Na discussão destes dados empíricos, será enfatizado o potencial das situações observadas enquanto pontos de partida para o desenvolvimento de pequenos projetos de investigação à luz do referido modelo de formação e serão discutidos vários desafios relativos a esse mesmo desenvolvimento.
Descrição: II Workshop "Professores Investigadores", Angra do Heroísmo, 10 e 11 de Outubro de 2014.
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/3438
Versão do Editor: http://sites.uac.pt/2wpi/resumos/
Aparece nas colecções:DCE - Comunicações a Conferências / ConferenceItem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2wp1_fi.pdf192,94 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.