Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/3436
Título: Investigação sobre métodos de ensino : contributo para a afinação de um instrumento de observação
Autor: Jaques, Evangelina
Rocha, Patrícia
Gomes, Sérgia
Sousa, Francisco
Palavras-chave: Investigação
Educação
Observação
Data: 2014
Editora: Universidade dos Açores
Citação: Jaques, E.; Rocha, P.; Gomes, S. e Sousa, F. (2014). "Investigação sobre métodos de ensino: contributo para a afinação de um instrumento de observação". Comunicação apresentada ao FIPED Portugal IV – Fórum Internacional de Pedagogia, Angra do Heroísmo.
Resumo: Este trabalho de investigação surgiu no âmbito da unidade curricular "Análise de Instituições e Situações Educativas", da licenciatura em Educação Básica, Universidade dos Açores. Foi elaborado durante a semana de imersão (uma semana dedicada à observação de práticas pedagógicas em escolas e jardins de infância). Durante essa semana observámos o trabalho pedagógico de professores. Para apoiar essa observação, usámos um instrumento criado no âmbito de um projeto mais abrangente de investigação, liderado por Maria do Céu Roldão na Universidade Católica Portuguesa. Com a implementação deste projeto, pretende-se caracterizar, de uma forma rigorosa, as metodologias de ensino usadas pelos professores. A metodologia usada para a realização deste trabalho incluiu a recolha de dados através da observação não participante de atividades letivas. Após a análise dos dados obtidos, verificámos que o método de ensino privilegiado por uma das professoras observadas foi o método expositivo. Mas, mais interessante do que isso, verificámos que a docente não proporcionou momentos para esclarecimento de dúvidas, sendo esta uma das categorias que constam do instrumento de observação usado - uma tabela de categorias e subcategorias construída no âmbito do referido estudo realizado na Universidade Católica Portuguesa -, embora os alunos tenham, frequentemente, tomado a iniciativa de apresentar dúvidas. Assim, pareceu-nos que a grelha onde constavam os aspetos da prática letiva a observar poderia ser melhorada, a fim de contemplar este tipo de situação. Consequentemente, enviámos uma sugestão nesse sentido à investigadora responsável pelo projeto de grande envergadura acima referido, que teve a nossa sugestão em conta na elaboração de uma nova versão do referido instrumento.
Descrição: Fórum Internacional de Pedagogia, FIPED Portugal IV, Angra do Heroísmo, 4 e 5 de Abril de 2014.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/3436
ISBN: 978-989-99145-3-7
Versão do Editor: http://www.fiped.pt/p/actas.html
Aparece nas colecções:DCE - Comunicações a Conferências / ConferenceItem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Fiped_14_02.pdf728,08 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.