Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/3408
Título: Projetos de empreendedorismo nas escolas : impactos nos alunos e na organização escolar
Autor: Santos, Marco Paulo de Sousa
Orientador: Diogo, Ana Matias (Ana Isabel dos Santos Matias)
Palos, Ana Cristina Pires
Palavras-chave: Educação
Empreendedorismo
Escola
Organização Escolar
Açores
Entrepreneurial Education
Entrepreneurship in Schools
School Experience
Azores
Data de Defesa: 6-Mar-2015
Citação: Santos, Marco Paulo de Sousa. "Projetos de empreendedorismo nas escolas: impactos nos alunos e na organização escolar". 2015. 225 p.. (Dissertação de Mestrado em Educação, especialidade em Administração e Organização Escolar). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2014.
Resumo: No sentido de fazer face aos problemas do mundo contemporâneo, e para uma Europa mais competitiva, segundo as políticas europeias atuais, o empreendedorismo apresenta-se como uma ferramenta essencial. A necessidade de se criar um espírito mais empreendedor nos jovens é uma solicitação que também é endereçada à sociedade portuguesa. Releva-se a importância do empreendedorismo e tenta-se promovê-lo nos jovens nas escolas, desde o ensino básico ao secundário, através de dinâmicas pedagógicas criadas para o efeito. A base deste estudo incide sobre um dos projetos mais importantes dos Açores. A implementação do projeto "Educação empreendedora: O Caminho do Sucesso!", em escolas da Região Autónoma dos Açores, foi desígnio desta investigação. A importância dos impactos evidenciados pelos estudantes do ensino secundário e profissional das escolas públicas envolvidos e pelas organizações escolares públicas que nele participaram, constituíram os seus principais eixos de pesquisa. A compreensão dos impactos do projeto nas experiências escolares dos jovens participantes, que atribuem múltiplos sentidos à escola, ao trabalho escolar e aos seus projetos de vida futuros, constitui a dimensão da perceção das formas de apropriação do projeto pelos próprios jovens. A compreensão dos impactos, e como estes projetos foram apropriados e implementados pelas organizações escolares, formaram as perspetivas dos professores e órgãos de gestão das escolas selecionadas. A investigação realizada é quantitativa e qualitativa. Participaram cento e trinta e nove alunos do ensino secundário e profissional, de sete escolas públicas, distribuídas pelas várias ilhas açorianas. Entraram no estudo os órgãos de gestão das sete escolas envolvidas e dez professores participantes que foram os que trabalharam com os alunos inquiridos. Os resultados do trabalho indicam claramente diferentes lógicas de implementação do projeto nas organizações escolares e diferentes lógicas de apropriação dos jovens estudantes. Este estudo constitui-se num primeiro contributo para análise da educação para o empreendedorismo que se desenvolve nos Açores, no seio das suas escolas básicas e secundárias e profissionais. Um assunto que não se esgotará devido aos necessários requisitos de uma educação voltada para a formação dos jovens na senda de contemplar as necessidades das sociedades contemporâneas, influenciadas pela economia.
ABSTRACT: In order to face the problems of the contemporary world, and in a more competitive Europe, entrepreneurship is an essential tool. The need to create a more entrepreneurial spirit in young people is a request that is also addressed to the Portuguese society. Entrepreneurship is definitely important, and we try to promote it amongst students, in schools, from primary to secondary education, through pedagogical strategies created for this purpose. The basis of this study focuses on one of the most important projects of the Azores. The implementation of the project "Entrepreneurial Education: The Path of Success" in schools of the Azores was the focus of this research. The significance of the results revealed by high school students and vocational public schools involved and public school organizations that participated in it were the basis of this research. Understanding the impacts of the project on the school experiences of young participants was one of the ways for them to embrace the project itself. Understanding the results of the projects and how they were implemented by school organizations formed the perspectives of teachers and governing bodies of the selected schools. The research is quantitative and qualitative. The participants in this study were one hundred thirty-nine students from seven secondary and vocational public schools in several Azorean islands, ten of their teachers and the management bodies of the seven schools involved. The results of this study clearly indicate different concepts of project implementation in school organizations and different ways of appropriation by students themselves. This study is a first step towards the analysis of entrepreneurship education, which is taking place in the secondary and vocational public Azorean schools. It is an issue that is far from being exhausted because education is required to train young people according to the needs of contemporary societies, influenced by the economy.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Educação, especialidade em Administração e Organização Escolar.
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/3408
Designação: Mestrado em Educação
Aparece nas colecções:DCE - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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