Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/3399
Título: Redes sociais e a sua utilização no marketing
Autor: Colaço, António Filipe Sousa
Orientador: Tiago, Maria Teresa Borges
Palavras-chave: Facebook
Marketing Social
Redes Sociais
Social Marketing
Social Networks
Data de Defesa: 3-Mai-2013
Citação: Colaço, António Filipe Sousa. "Redes sociais e a sua utilização no marketing". 2013. 137 p.. (Dissertação de Mestrado em Ciências Económicas e Empresariais). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2013.
Resumo: Nos últimos anos a internet tem-se modificado e tido um crescimento exponencial, sendo cada vez mais os utilizadores deste serviço a nível mundial. A internet transformou-se de Web 1.0 para Web 2.0, ou seja, os utilizadores deixaram de ser consumidores de informação e passaram a produzir informação e a ter um maior "papel" online. Com a evolução da internet, Web 2.0, começaram a aparecer novas tecnologias e aplicativos Web, tais como os Blogues, os Wikis e as Redes Sociais. Este estudo centra-se nas redes sociais, pois, nos últimos anos têm aparecido várias redes para diferentes públicos e estas têm tido um crescimento "explosivo" de utilizadores, com especial relevo para a rede social Facebook, visto ser a maior rede social existente e estar a atrair a atenção das empresas. Este estudo procura apurar quais as diferenças e semelhanças existentes, ao nível de marketing nas redes socias, nomeadamente no Facebook, entre as empresas nacionais e as norte-americanas e perceber como as empresas utilizam este canal comunicacional. Com esse intuito, fez-se um levantamento dos principais temas existentes na literatura, a fim de compreender melhor as redes sociais, e utilizou-se uma adaptação do modelo de avaliação do "Promotional-Mix" nas redes sociais das autoras Bairakimova e Quiroga Arkvik (2010). Da análise dos resultados obtidos, destaca-se o facto de não existirem diferenças em termos de comunicação entre as empresas Portuguesas e as Norte-Americanas, e que existem 4 perfis de comunicação realizados no Facebook. As conclusões acerca do modo como as empresas operam nas redes socias apontam para pistas de atuação face à estratégia e posicionamento pretendidos e que carecem de uma investigação futura com uma abrangência maior e mais profunda.
ABSTRACT: In the last decade, internet has modified and its growth is exponential, with an increasing number of users of this service worldwide. Internet has transformed itself from Web 1.0 to Web 2.0, meaning that users are no longer consumers of information but also producers and have a greater "role" online. With the evolution of the Internet, Web 2.0, it started to appear new technologies and Web applications such as Blogs, Wikis and Social Networks. This study focuses on social networks, because in the recent years multiple networks have appeared for different audiences and these networks have had an "explosive" grow of users, with special attention on Facebook since it is the largest social network online and is attracting the attention of companies. This study seeks to determine what the main differences and similarities are in terms of marketing in the social networks, particularly Facebook, among Portuguese and U.S. firms and how exactly businesses utilize this channel in terms of marketing and advertising. With this purpose we carried out a research of the main topics in the literature in order to better understand the social networks, and used an adapted version of the social network Marketing Mix assessment model of Bairakimova Arkvik and Quiroga (2010). From the results obtained, we highlight the fact that there are no differences in terms of communication between the Portuguese and North American firms, and the existence of 4 communication profiles used by companies on Facebook. The conclusions gathered on how businesses operate in social networks highlight the integration of the strategies and digital positioning, and reveals the need to research this topic in a broader and deeper form.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Ciências Económicas e Empresariais.
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/3399
Designação: Mestrado em Ciências Económicas e Empresariais
Aparece nas colecções:DEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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