Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/3393
Título: Análise de viabilidade da criação de socalcos em Lacluta, Timor Leste
Autor: Xavier, Óscar Pinto
Orientador: Dentinho, Tomaz P. (Ponce)
Rodrigues, Ana Cristina Pereira
Palavras-chave: Agricultura
Economia
Erosão
Socalcos
Viabilidade
Timor Leste
Data de Defesa: 26-Set-2012
Citação: Xavier, Óscar Pinto. "Análise de viabilidade da criação de socalcos em Lacluta, Timor Leste". 2012. 51 p.. (Dissertação de Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza). Angra do Heroíemo: Universidade dos Açores, 2012.
Resumo: A presente tese pretende responder ao problema da erosão na região de Lacluta através da análise de viabilidade da criação de socalcos não só para reduzir a erosão associada às actividades agro-pecuárias da zona mas também para aumentar a produtividade daquela actividade económica. O objectivo global da tese é combater a erosão e aumentar a produtividade da agro-pecuária em Lacluta. O objectivo específico é analisar a viabilidade da criação de socalcos e elaborar com base no estudo preliminar da sua implantação. Como resultados espera-se contribuir para aumentar a produtividade das culturas e o rendimento dos agricultores. Para elaborar o estudo preliminar da instalação de socalcos atende-se às condições de solo, disponibilidade de água e acessibilidade do terreno em torno de Lacluta. Para a análise de viabilidade utilizaremos a metodologia da programação linear com base nas contas das culturas com e sem socalcos. O estudo conclui que a criação de socalcos nos declives intermédios entre 10 e 20% é viável desde que se garanta o escoamento dos produtos.
RESUMO HOSI TÉTUM: Ho tese ida nee hatoo atu hadia rai nebe monu no hare ba analisa viabilidade atu halo knar hatetuk rai kadiis atu hamenus rai halai iha tempo udan , aumenta preparasaun be iha bai loron ba ai no animal ninia moris, no haluan fatin agrikutores no mos ba hasae rendemento agrikula iha rai Lacluta Timor loro sae. Objectivo geral hosi tese ne atu hare liu ba rai halai analisa viabilidade no atu kria socalcos ou hatetuk rai haliis. No especial katak atu hare ba rai nebe diak atu halu knar socalcos nian hosi porsento nebe iha hanesan 0/10%, 10/20% to 30% ba rai nebe haliis. Haremos ba aifinin nebe atu usa no seluktan. No usa metodologia hirak ne atu sukat ba rai nebe atu halu socalcus ou hatetuk rai iha rai Lacluta Viqueque Timor leste.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza.
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/3393
Designação: Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza
Aparece nas colecções:DCA - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DissertMestradoOscarPintoXavier2012.pdf3,16 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.