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Título: A construção de experiências de aprendizagem promotoras da diferenciação curricular na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico : contributos para a reflexão sobre os processos de tomada de decisão
Autor: Silva, Maria do Carmo Oliveira Cabral
Orientador: Dinis, Raquel José de Jesus Vigário
Palavras-chave: Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Formação de Educadores de Infância
Formação de Professores
Tomada de Decisão
Preschool
Basics Education (1st Cycle)
Decision Making
Data de Defesa: 12-Fev-2015
Citação: Silva, Maria do Carmo Oliveira Cabral. "A construção de experiências de aprendizagem promotoras da diferenciação curricular na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico: contributos para a reflexão sobre os processos de tomada de decisão". 2015. 188 p.. (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2014.
Resumo: O presente relatório foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Este visa dar a conhecer o estágio de formação profissional e a prática de uma estagiária, em contexto Pré-Escolar e de 1º Ciclo do Ensino Básico. O relatório está baseado em literatura de referência no âmbito da Educação de Infância e do 1º Ciclo do Ensino Básico, assim como se baseia também nos referenciais e na legislação portuguesa que regem a Educação Pré-Escolar e o Ensino Básico. Neste relatório de estágio apresenta-se o trabalho desenvolvido, em contexto de estágio, na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Pretendeu-se explorar e refletir sobre a construção de Experiências de Aprendizagem promotoras da Diferenciação Curricular, procurando problematizar, mais especificamente, os processos de tomada de decisões neste âmbito. Na primeira parte, apresentamos a fundamentação teórica com a respetiva revisão de literatura de referência e refletimos sobre a temática em aprofundamento. Na segunda parte, explanamos o estágio pedagógico, em ambos os contextos, como também algumas propostas de atividades promotoras da diferenciação curricular. Na terceira e última parte, apresentaremos as considerações finais que consideramos serem mais pertinentes. Bem como a bibliografia de referência consultada para a elaboração deste relatório. Este tema enquadra-se nas preocupações diárias com que se defrontam todos os educadores/professores face às diferentes caraterísticas das suas crianças/alunos. Neste contexto, o trabalho efetuado permitiu perceber que são imensas as potencialidades na implementação de experiências de aprendizagem promotoras da diferenciação. Por outro lado, importa perceber melhor os dilemas colocados aos docentes em formação, neste domínio. Trata-se de uma problemática pertinente e desafiadora, que demanda do educador/professor uma atitude de contaste "busca" de modelos e metodologias, estratégias e atividades que permitam responder à diversidade e á heterogeneidade das crianças/alunos.
ABSTRACT: This report was developed as part of the Masters in Preschool Education and Teaching 1st Cycle of Basic Education. This aims to make known the stage of training and the practice of a trainee in Preschool context and 1st Cycle of Basic Education. The report is based on reference literature in the context of Early Childhood Education and the 1st Cycle of Basic Education. It’s also based on benchmarks and Portuguese legislation governing the Preschool Education and Basic Education. In this internship report we present the work developed in the context of stage in Preschool and 1st Cycle of Basic Education. It was intended to explore and reflect the possibilities and constraints in the implementation of activities that promote curriculum differentiation. In the first part, we present the theoretical basis with the respective reference literature review and reflect on the topic under study. In the second part, we explain the pedagogical stage in both contexts as well as some proposals for promoting activities of curriculum differentiation always reflecting on the potential and constraints in implementation. In the third and final part, we present the concluding remarks that we consider to be the most relevant and the bibliography consulted for this report. This theme fits in daily concerns facing all educators/teachers address different characteristics of their children/students. But it’s not always easy to promote stimulating learning experiences, enabling the child/student to actively engage in learning that performs allowing the experiments answer that child/student in particular. In this context, the work done allowed to realize the immense potential in the implementation of learning experiences in promoting differentiation. On the other hand realize that there are also some weaknesses in the preparation and adaptation of the specific same child/student. We also argue that this is a theme with challenging character and it requires that the educator/teacher is constantly "seeking" strategies, activities, models and methodologies to support decision-making to implement learning experiences that respond the needs and characteristics of their children/students.
Descrição: Mestrado (PES II) em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/3391
Designação: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Aparece nas colecções:DCE - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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