Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/3382
Título: Dispersão de preços e concorrência no mercado de transporte aéreo intraeuropeu : uma análise empírica
Autor: Azevedo, Ana Maria da Silva
Orientador: Tiago, Maria Teresa Borges
Palavras-chave: Descriminação de Preços
Dispersão de Preços
Transporte Aéreo
Airline Business
Full Service Carrier
Hub Dominance
Low Cost Carrier
Price Discrimination
Price Dispersion
Data de Defesa: 26-Nov-2012
Citação: Azevedo, Ana Maria da Silva. "Dispersão de preços e concorrência no mercado de transporte aéreo intraeuropeu: uma análise empírica". 2012. vi, 81 p.. (Dissertação de Mestrado em Ciências Económicas e Empresariais). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2012.
Resumo: A envolvente contextual das transportadoras aéreas determina um conjunto de características das empresas ao nível das suas operações e estratégias comerciais, pelo que a aguerrida competitividade desta indústria impele as empresas a analisarem e adequarem permanentemente as suas estratégias. O presente estudo analisa a dispersão de preços no mercado de transporte aéreo intraeuropeu, partindo de uma amostra significativa dos pares de cidades Lisboa – Paris e Madrid – Londres. Tem como objetivo testar alguns fatores chave que possam influenciar a dispersão de preços, a ter em conta pelas companhias aéreas, quando desenvolvem e avaliam as suas estratégias competitivas em matéria de pricing. Mais especificamente, procurou-­se testar se a dispersão de preços entre companhias aéreas resultava da sua capacidade de discriminar os preços em função do seu poder de mercado e se havia diferenças entre as companhias tradicionais e as de baixo custo. Como modelo base, utilizou‐se a análise de variância multifatorial, em que a variável dependente "dispersão de preços" foi estimada pelo coeficiente de Gini. Os resultados documentam a existência de dispersão significativa de preços entre as companhias aéreas à partida de cada cidade, nomeadamente quanto ao fator de antecedência da viagem (fator de descriminação dos preços em função do preço de reserva do consumidor). Contudo, o poder de mercado que, outrora, teria permitido às companhias aéreas descriminar os preços, parece erodido. As companhias tradicionais e as de baixo custo também não apresentam diferenças quando testado o efeito de interação entre o tipo de companhia com cada um dos fatores de segmentação dos clientes sobre a dispersão e preços, o que leva a concluir que as primeiras adaptaram as suas estratégias de pricing, na presença das últimas.
ABSTRACT: The airline industry exists in an intensely competitive market that constrains and simultaneously impels air carriers to analyze and redefine commercial strategic decisions. This study analyzes price dispersion in the intra European airline market, using a significant sample of the prices posted on the city pairs Lisbon – Paris and Madrid – London. This research aims to test some key factors that may influence price dispersion, which airlines have to take into account when developing and evaluating their pricing strategies. Specifically, this work attempts to test the relation between price dispersion among airlines and their capability of price discriminating as a result of their market power and differentiating full service carriers from low cost carriers. To test the main assumptions of the model a multifactorial analysis of variance and the dependent variable "price dispersion" was estimated based on the Gini coefficient. The results document the existence of significant price dispersion among airlines on each departing city, namely closer to departure date (price discrimination based on consumer reservation price). In the past airlines seemed to benefit from market power. This work did not support this assumption. More, neither the full service nor the low cost carriers show differences on price dispersion, when testing the interaction of these type of airlines with each of the market segmentation factors on price dispersion. This leads to the conclusion that the full service carriers had adapted their pricing strategies when facing the low cost carriers.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Ciências Económicas e Empresariais.
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/3382
Designação: Mestrado em Ciências Económicas e Empresariais
Aparece nas colecções:DEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DissertMestradoAnaMariaSilvaAzevedo2012.pdf1,09 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.