Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/3381
Título: Envolvimento parental nas classes populares e papel do diretor de turma
Autor: Santos, Cláudia Sofia Lourenço
Orientador: Diogo, Ana Matias (Ana Isabel dos Santos Matias)
Palavras-chave: Educação
Envolvimento Parental
Perfis de Envolvimento
Práticas do Diretor de Turma
Relação Escola-Família
Class Director's Acting Skills
Involvement Profiles
Parental Involvement
Data de Defesa: 26-Fev-2015
Citação: Santos, Cláudia Sofia Lourenço dos. "Envolvimento parental nas classes populares e papel do diretor de turma". 2015. vi, 105, xlviii p.. (Dissertação de Mestrado em Educação, especialidade de Administração e Organização Escolar). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2014.
Resumo: Atualmente, em algumas escolas públicas da Região Autónoma dos Açores, ainda é possível verificar que a classe docente culpabiliza os pais pelo fraco desempenho escolar dos filhos. A literatura tem mostrado que a classe social é indicador que os professores utilizam para formular expectativas em relação ao desempenho dos alunos, assim como em relação ao envolvimento das famílias. A presente pesquisa teve por objetivo perceber se os pais de alunos a frequentar o 6º ano, de classes populares, se envolvem na escolaridade dos filhos e identificar diferentes tipos de envolvimento parental. Pretendeu-se também, compreender até que o ponto o Diretor de Turma, como intermediário na relação escola-família, pode ou não ter um papel nesse envolvimento parental, sendo, para isso necessário, traçar um perfil do Diretor de Turma, com base nas suas práticas de atuação junto dos Encarregados de Educação em relação ao seu envolvimento na escolaridade dos educandos. A metodologia de investigação usada combinou a pesquisa quantitativa, através da aplicação de inquéritos por questionário aos Encarregados de Educação, e a pesquisa qualitativa, através da realização de entrevistas semiestruturadas aos Diretores de Turma das turmas em análise. As conclusões deste estudo permitiram, verificar que os pais de classes populares, se envolvem na escolaridade dos filhos, havendo, no entanto, diferentes formas de envolvimento de turma para turma. Assim, identificámos diferentes perfis de envolvimento parental. Ao analisar os dados referentes às práticas dos Diretores de Turma, em relação ao envolvimento dos pais, detetámos diferenças nessas práticas de atuação o que nos permitiu definir diferentes perfis para o desempenho do cargo de Diretor de Turma. Verificámos que as práticas do Diretor de Turma podem ser influenciadas pelo envolvimento dos Encarregados de Educação e o envolvimento dos Encarregados de Educação pode ser influenciado pelas práticas do Diretor de Turma, chegamos à conclusão de que esta possível influência mútua possa resultar de um "efeito turma", sendo a turma o conjunto de Encarregados de Educação e de Diretores de Turma.
ABSTRACT: Nowadays, in some public schools of the Azores, it is possible to verify that teachers still blame the parents for the weak school scores of their children. This mostly applies to low-income families, not because of their low social status, but because of their children's unsuccessful scores. Therefore, there’s a strong belief amongst teachers that low social status families don't get involved in their children's schooling. This research aims to one understand if 6th(sixth) graders' parents get really involved, or not, in their children’s schooling and identify different types of parental involvement. It is also intended to understand how far the class director, as the middleman between school and family, can have, or not, an important role in this parental involvement, being, therefore, necessary, to build a class director profile, based on his acting skills with the parent leaders and their involvement in the children's schooling. The investigation methodology used combines both quantitative research, through the use of questionnaires and interviews, and qualitative research, through semi-structured interviews to the class directors of the classes who participated in this study. The conclusions of this particular study, allow us to verify that, low social status parents get involved in their offspring schooling, though this involvement varies from class to class. Thus, one identified different parental involvement profiles and detected different class directors' acting skills that allowed us to define different profiles related to the class director's performance. It was also possible to verify that the class director's acting skills and profile can be influenced by the parental involvement and the parental involvement can be influenced by the class director's acting skills and profile, So, both parents and class directors may affect the performance of each other. We called that a "class effect", being a class set of parents and Class Director.
Descrição: Mestrado em Educação, especialidade de Administração e Organização Escolar.
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/3381
Designação: Mestrado em Educação
Aparece nas colecções:DCE - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DissertMestradoClaudiaSofiaLourencoSantos2015.pdf8,19 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.