Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/3380
Título: O questionamento em sala de aula : práticas educativas e curriculares na Educação Pré-escolar e no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Autor: Galego, Cláudia Maria Medeiros
Orientador: Dinis, Raquel José de Jesus Vigário
Fialho, Adolfo Fernando da Fonte
Palavras-chave: Educação
Prática Educativa
Questionamento
Significação
Education
Educational Practices
Questioning
Meaning
Data de Defesa: 13-Fev-2015
Citação: Galego, Cláudia Maria Medeiros. "O questionamento em sala de aula: práticas educativas e curriculares na Educação Pré-escolar e no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico". 2015. xi, 109 p.. (Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2014.
Resumo: O presente documento procura relatar as vivências experimentadas aquando do nosso Estágio Pedagógico, no âmbito das unidades curriculares de Prática Educativa Supervisionada I e de Prática Educativa Supervisionada II, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Assumindo o nosso Estágio Pedagógico como elemento central da presente discussão, apresentaremos, de uma forma generalizada, um conjunto de relatos que procurarão evidenciar a forma como o mesmo decorreu e referenciar algumas das variadas e pertinentes práticas que desenvolvemos e que foram essenciais para a nossa formação enquanto futuros profissionais de educação. Procuraremos, refletir de forma retrospetiva, descritiva interpretativa e prospetiva acerca das dinâmicas práticas subjacentes às intervenções desenvolvidas, tendo sempre em conta a articulação entre o currículo e o próprio pensamento dos alunos, assumindo uma clara atitude de quem educa para o pensar. No contexto da nossa abordagem a estas práticas, elegemos o questionamento e a significação das conceções pedagógicas e didáticas como referências centrais para a promoção do saber, aproveitando e trabalhando os porquês das crianças-alunos, e assumindo esta como uma realidade fundamental no desenvolvimento das dinâmicas educativas, curriculares e didáticas. Assim, este trabalho assume-se como uma construção do saber profissional da estagiária nas diversas dimensões do respetivo perfil profissional. Neste documento apresentam-se os fundamentos sobre os quais se apoiaram as práticas da estagiária de forma a dar consistência, desde logo, à problemática de como é que se aprende com significados gerados nos processos de comunicação, envolvendo o pensar e o questionar como verbos e contextos de aprendizagens das crianças-alunos e do desempenho do(a) Educador(a)/Professor(a). O trabalho desenvolvido ao longo do estágio pedagógico patente neste relatório visa a formação das crianças-alunos como pessoas e cidadãos ativos, capazes de questionar, refletir e de agir conforme o seu pensamento, de forma a serem capazes de criar significado nas suas ações, tendo sempre por base uma educação para todos alunos/crianças e docentes.
ABSTRACT: This document concedes our experiences during the practicum, within the realm of the course subjects for the Supervised Educational Practice I and II Master’s degree in Preschool Education and Teaching of the 1st Cycle of Elementary Education. Assuming our pedagogical stage as a central element of this discussion, we present, in a generalized format, as the training took place and referencing some relevant practices that were crucial to our preparation as future education professionals. This forces to reflect retrospectively, interpretative and descriptive, about dynamic practice of the underlying developed, taking into account the articulation with the curriculum and the student's own thinking. In the context of our approach to these practices, we are able to present the questioning and the significance of pedagogic and didactic concepts as central references for the promotion of knowledge, assisting and working the educative dynamics of whys of child learners, and assuming this as a fundamental reality in the development of and to take advantage of questions from the children-students. These are crucial for the educational, curricular and instructional dynamics. This work is defined as a building block for trainee development in various dimensions of their professional profile. In this report we present the foundation on which the supported practices provide consistency in the learning process. From the outset, the strategy of how one learns with the meanings generated in the communication process, involving thinking and questioning the respective contexts for the learning of children-students and the performance of students, educator and teacher. The work developed during this practicum is aimed at training children-students. They will develop as individuals and active citizens, able to question, reflect and act on their thoughts in order to create meaningful actions based on their education for children/students, educator and teacher.
Descrição: Mestrado (PES II) em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/3380
Designação: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Aparece nas colecções:DCE - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DissertMestradoClaudiaMariaMedeirosGalego2015.pdfDissertação de Mestrado961,32 kBAdobe PDFVer/Abrir
DissertMestrado_ANEXOS_CMMG2015.pdfAnexos1,29 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.