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Título: A satisfação no trabalho : uma aplicação às instituições particulares de solidariedade social em São Miguel, Açores
Autor: Miranda, Maria dos Anjos Cordeiro
Orientador: Batista, Maria da Graça Câmara
Palavras-chave: Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS)
Satisfação no Trabalho
Ilha de São Miguel (Açores)
Açores
Private Institutions of Social Solidarity
Job Satisfaction
Data de Defesa: 5-Mar-2015
Citação: Miranda, Maria dos Anjos Cordeiro. "A satisfação no trabalho : uma aplicação às instituições particulares de solidariedade social em São Miguel, Açores". 2015. 76 p.. (Dissertação de Mestrado em Gestão de Empresas/MBA). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2014.
Resumo: Cada vez mais, nos dias de hoje, existem muitas boas razões para valorizar o trabalho das instituições (organizações do terceiro sector). Numa altura que cresceram as necessidades sociais e diminuíram os apoios públicos disponíveis para ajudar as pessoas em situações de carência ou vulnerabilidades, há uma mobilização de muitas pessoas, que estão todos os dias no terreno a ajudar, sobretudo crianças, jovens, idosos e pessoas com deficiência. O trabalho foi estruturado em duas partes distintas: a primeira é fundamentalmente teórica, assenta essencialmente em leituras e pesquisas bibliográficas, a segunda parte apoia-se, principalmente, na análise dos questionários aplicados junto dos colaboradores das Instituições Particulares de Solidariedade Social em São Miguel (IPSS) com a finalidade de avaliar o nível de satisfação, tanto em termos totais como em termos de dimensões. A utilização do SPSS 20.0 (Statistical Package for the Social Sciences) no tratamento dos questionários recolhidos, possibilitou a realização de várias análises estatísticas, permitindo chegar a várias conclusões importantes. Neste estudo utilizou-se o inquérito com recurso ao questionário desenvolvido por Spector (1985), denominado de Job Satisfaction Survey – JSS. Este questionário apresenta nove dimensões, baseadas em quatro itens cada, podendo variar de uma pontuação de 4 a 24; quanto à pontuação total da satisfação no trabalho, esta baseia-se na soma dos 36 itens, podendo variar de uma pontuação de 36 a 216. Os inquéritos foram entregues em seis instituições a todos os colaboradores, obtivemos taxas de respostas muito boas em duas instituições e taxas muito fracas nas restantes. A amostra constituiu-se de 139 colaboradores, traduzindo uma taxa de participação de 61%. Da análise aos resultados verifica-se a identificação de bons/elevados níveis de satisfação global e níveis bons de satisfação em algumas dimensões da satisfação dos colaboradores nas instituições. Isto serve como alicerce para o desenvolvimento e implementação de ações de modo aumentar os níveis de satisfação dos colaboradores, nas dimensões com níveis menos bons de satisfação.
ABSTRACT: Nowadays, there are many reasons to value the work of social institutions that provide support, for many people, in these times of vulnerability, especially children, youth, seniors and persons with disabilities. This dissertation was divided into two distinct parts: the first is mainly theoretical, based on literature review, and the second that relies, primarily, on the analysis of the questionnaires applied to the employees of Private Institutions of Social Solidarity in São Miguel (IPSS) in order to assess their level of satisfaction. The use of SPSS 20.0 (Statistical Package for Social Sciences) for the statistical analysis allowed to reach several important conclusions. In this study we used a questionnaire developed by Spector (1985) (Job Satisfaction Survey – JSS). This questionnaire has nine dimensions, based on four items each, ranging from a score of 4 to 24. The total score of job satisfaction is based on the sum of the 36 items, ranging from a score of 36 to 216. The questionnaires were distributed to all employees of six institutions. The response rates were very good in the two institutions, and very low in the others. The sample consisted of 139 employees, representing a participation rate of 61%. The results analyses allowed the identification of good/high levels of overall satisfaction and good levels of satisfaction within the various dimensions of satisfaction. This can be the basis for the development and implementation of actions in order to increase employee satisfaction levels.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Gestão de Empresas/MBA.
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/3377
Designação: Mestrado em Gestão de Empresas/MBA
Aparece nas colecções:DEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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