Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/3367
Título: Trajetórias de vida de sucesso em indivíduos com passado de vivência prolongada em contexto institucional
Autor: Ferreira, Cátia Sofia Resendes Franco da Silva
Orientador: Rego, Isabel Estrela
Palavras-chave: Acolhimento Institucional
Institucionalização de Jovens
Mudança Social
Psicologia Comunitária
Data de Defesa: 16-Fev-2015
Citação: Ferreira, Cátia Sofia Resendes Franco da Silva. "Trajetórias de vida de sucesso em indivíduos com passado de vivência prolongada em contexto institucional". 2015. 151 p.. (Dissertação de Mestrado em Psicologia da Educação, especialidade em Contextos Comunitários). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2014.
Resumo: Este estudo pretende compreender o fenómeno das atribuições de sucesso relativas a indivíduos com passado de vivência prolongada em contexto institucional. Partindo das perspetivas de Técnicos e Ajudantes de Lar ao serviço de Lares de acolhimento infanto juvenil, procurou explorar situações de trajetórias de vida de sucesso existentes em indivíduos atualmente adultos ou jovens adultos. Procurou conhecer quais as representações de sucesso nesse contexto real e muito particular, assim como identificar indivíduos com passado de vivência prolongada em contexto institucional detentores de trajetórias de vida de sucesso. Explorou, ainda, os motivos e fatores que contribuíram para o reconhecimento desses indivíduos como bem-sucedidos, procurando também identificar fatores protetores do desenvolvimento presentes e promotores das trajetórias bem-sucedidas. O presente estudo enquadra-se no paradigma qualitativo, seguindo uma linha fenomenológica. A recolha de dados foi realizada através da realização de 13 entrevistas semiestruturadas a Psicólogos, Assistentes Sociais e Ajudantes de Lar ao serviço de Lares de Infância e Juventude (LIJ) e Casas de Transição. No tratamento dos dados optou-se pela análise de conteúdo. Os resultados que emergiram da análise aos discursos dos Técnicos e Ajudantes de Lar sugerem que o sucesso de uma trajetória de vida em indivíduos com passado de vivência prolongada em contexto institucional passa pela realização pessoal nos domínios escolar, profissional, familiar, financeiro, relacional, emocional e ao nível da saúde física e mental. As atribuições da ocorrência de sucesso relacionam-se maioritariamente com fatores internos como o esforço e a capacidade, em detrimento de fatores externos como a sorte e as dificuldades/facilidades. As experiências de mestria, os estados fisiológicos e psicológicos, as experiências vicariantes e as persuasões/pressões sociais assumem-se como fontes de autoeficácia que transmitem confiança aos 24 indivíduos identificados como bem-sucedidos. A existência de fatores protetores do desenvolvimento na vida dos indivíduos parece ter promovido a ocorrência das trajetórias de sucesso. Identificou-se o contributo de fatores ligados aos indivíduos (i.e. estratégias de coping, capacidades sociais e emocionais, temperamento fácil, otimismo, autonomia, autocontrolo, desempenhos escolares e relações de proximidade emocional), aos seus contextos familiares (i.e. aceitação e suporte, harmonia e coesão familiar, práticas parentais educativas) e ao contexto de acolhimento (i.e. apreensão de normas e valores, facilidade de acesso a serviços comunitários e relações estabelecidas com os pares e adultos). Evidenciou-se, ainda, o importante contributo do suporte social no desenvolvimento dessas trajetórias de vida bem-sucedidas.
ABSTRACT: This study aims to understand the phenomenon of success attributions regarding individuals with a history of prolonged experience in an institutional context. Starting from the perspectives of Technicians and Helpers of Children and Youth Foster Homes, the study pursued to explore situations of successful life paths on individuals that are currently adults. The study sought the knowledge of which were the representations of success in this very particular and real context, identifying individuals with a prolonged experience being institutionalized, that were holders of a successful life path. It also explores the reasons and factors that contributed for the acknowledgement of these individuals as being successful, seeking the identification of protective and promotional factors in the development of such successful trajectories. This study falls within the qualitative paradigm, following a phenomenological line. The gathering of the data was made by conducting 13 semi-structured interviews to Psychologists, Social Workers and Foster Home Helpers of Children and Youth Centers and Transition Homes. The content analysis was the procedure chosen for the data treatment. The results that emerged from the analysis of the Technicians and Home Helpers speeches suggest that the accomplishment of a successful life path in individuals with a history of prolonged experience in an institutional context is based on the individual fulfillment in the following areas: scholar, professional, family, financial, relational, emotional and on the physical and mental health level. The attributions of the occurrence of success are related, in their majority, with internal factors such as the effort and the capacity/ability, rather than external factors such as luck or difficulties/facilities. Experiences of mastery, physiological and psychological states, vicarious experiences and social persuasions/pressures assume themselves as sources of self-efficacy that convey confidence to the 24 individuals identified as being successful. The existence of protective factors in the development of these individual’s lives seem to have promoted the occurrence of such successful paths. The contribute of factors linked to the individuals themselves were also identified (such as coping strategies, social and emotional skills, an easy temper, optimism, self-sufficiency, selfcontrol, school performance and relationships of emotional closeness) with their family contexts (acceptance and support, harmony and family cohesion and parental educational practices) and with context of the fostering itself (appropriation of norms and values, easy access to community services and the establishment of relationships with peers and adults). Furthermore, it was evident the importance of the social support in the development of these successful life paths.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Psicologia da Educação, especialidade em Contextos Comunitários.
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/3367
Designação: Mestrado em Psicologia da Educação
Aparece nas colecções:DCE - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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