Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/3358
Título: Promovendo a regulação emocional em crianças do 1.º ciclo do Ensino Básico : um programa de competências emocionais e sociais
Autor: Amaral, Sandra Cristina Machado
Orientador: Carvalho, Célia (Maria de Oliveira Barreto Coimbra)
Palavras-chave: Aprendizagem Emocional
Desenvolvimento Infantil
Inteligência Emocional
Child Development
Emotional Intelligence
Emotional Learning
Data de Defesa: 13-Fev-2015
Citação: Amaral, Sandra Cristina Machado. "Promovendo a regulação emocional em crianças do 1.º ciclo do Ensino Básico: um programa de competências emocionais e sociais". 2015. 161 p.. (Dissertação de Mestrado em Psicologia da Educação, especialidade em Contextos Educativos). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2014.
Resumo: O constructo de inteligência emocional tem vindo a despertar interesse por parte da comunidade científica, no sentido de melhor se compreender o seu contributo no desenvolvimento saudável do indivíduo. Nesta investigação partimos do pressuposto que o desenvolvimento de competências emocionais e sociais com vista ao desenvolvimento de um indivíduo emocionalmente inteligente representa um alicerce no processo de crescimento. A presente investigação de caráter quasi-experimental teve como objetivo primordial contribuir para a promoção de competências emocionais e sociais, no sentido de explorar os aspetos atinentes às emoções básicas, com incidência na "alegria" e na "tristeza" e a sua respetiva regulação emocional. Ademais, pretendemos elaborar estratégias e materiais que possam ser utilizados pela comunidade escolar, testando a adequabilidade de duas sessões de um Programa de Competências Emocionais e Sociais. Realizámos o nosso estudo partindo de uma amostra constituída por 262 crianças provenientes de oito Escolas Básicas da Ilha de São Miguel. Os dados da presente investigação foram recolhidos através de um Diário de Bordo construído para o efeito e de um Questionário de Inteligência Emocional para crianças (versão para investigação). Os resultados obtidos confirmam os objetivos do presente estudo, sugerindo que a exposição destas crianças às duas sessões do programa de competências emocionais e sociais trouxe benefícios à sua aprendizagem emocional, quer ao nível do reconhecimento das emoções básicas, quer ao nível da regulação emocional. Para além disso os resultados apontam para a adequabilidade das duas sessões do programa, que se mostraram bem planeadas, pertinentes e com um nível de exigência adequado ao público-alvo a que se destinam. Deste modo, parecem justificar-se as intervenções educativas de caráter promocional e preventivo que fomentam o desenvolvimento de competências emocionais e sociais, enquanto elemento fundamental no desenvolvimento infantil.
ABSTRACT: Emotional Intelligence has been raising a great interest within the scientific comunity, particularly on their contribution to a person´s healthy development. This study is based on the assumption that the development of emotional and social skills is of paramount importance in the development of an emotionally intelligent person. The current study aims at contributing to the development of emotional and social skills. We adopted a quasi-experimental design as a mean to explore the aspects related to basic emotions, more specifically joy and sadness, and emotional regulation. In addition, by testing the suitability of two sessions of an Emotional and Social Skills Development Program, we aimed ate the development of effective strategies and materials that can be used in schools. The sample was composed of 262 children from eight elementary schools from São Miguel Island, Azores. Data from the current study was collected through a logbook that was specifically built for this study's purposes, and through an Emotional Intelligence Questionnaire for Children (Research Version). Our results corroborated our hipotheses and suggested that the two session of the emotional and social skills program led to benefits in emotional learning, specifically in basic emotion recognition and emotional regulation. In addition, our results point out that the two sessions were appropriate, well-planned and adequate to its target ppopulation. Our results seem to justify promotional and preventive educational interventions that promotes the development of emotional and social skills as a key element in the child development.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Psicologia da Educação, especialidade em Contextos Educativos.
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/3358
Designação: Mestrado em Psicologia da Educação
Aparece nas colecções:DCE - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DissertMestradoResumoIndIntrodSCMA2015.pdfResumo, Índice, Introdução497,12 kBAdobe PDFVer/Abrir
DissertMestradoSandraCristinaMachadoAmaral2015.pdfDissertação de Mestrado1,39 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.