Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/3319
Título: A tradição oral nas práticas do ensino Pré-Escolar e 1.º ciclo do Ensino Básico
Autor: Furtado, Catarina da Graça Pacheco
Orientador: Castanho, Maria da Graça Borges
Palavras-chave: Educação Pré-escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Prática Educativa
Tradição Oral
Data de Defesa: 21-Jan-2015
Citação: Furtado, Catarina da Graça Pacheco. "A tradição oral nas práticas do ensino Pré-Escolar e 1.º ciclo do Ensino Básico: relatório de estágio". 2015. vii, 78 p., [18 f.]. (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2014.
Resumo: O relatório de estágio, em apreço, pretende dar conta da nossa intervenção educativa no âmbito das disciplinas de Prática Educativa Supervisionada I e II (PESI e PESII), do mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico. Além de darmos a conhecer todo um trabalho desenvolvido, ao longo deste processo educativo, do conjunto de áreas e conteúdos da nossa intervenção, em contexto pré-escolar e escolar, selecionamos a questão da tradição oral para um estudo mais aprofundado. Os motivos que estiveram na base da escolha deste tópico foram: (1) as escolas e as crianças, de alguma forma, contribuem para a perpetuação de textos de tradição oral e (2) estes textos têm-se revelado de grande pertinência pedagógico-didática em contextos de aprendizagem pelo potencial que encerram ao nível da mensagem e da exploração de outras áreas e domínios do saber. Conferindo ao presente documento um pendor teórico e prático, apresentaremos uma descrição/reflexão acerca da nossa prática educativa, correlacionada com a aplicação de textos da tradição oral no Pré-escolar e no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Sobre a nossa experiência concluímos que é importante fomentar contextos de aprendizagem favorecedores da divulgação do património oral junto da população estudantil. Concomitantemente, exporemos um estudo realizado a partir da aplicação de um inquérito por questionário a cinquenta educadores de infância, com o intuito de conhecer e averiguar a importância dada aos textos da tradição oral, em contexto escolar. Com base na análise dos dados recolhidos, podemos afirmar que os docentes inquiridos atribuem importância à utilização de textos da tradição oral, sendo que, maioritariamente, os utilizam, com frequência, na sua prática educativa. Destacamos como a principal conclusão do nosso trabalho o facto de termos progredido nas nossas aprendizagens com a implementação deste estudo, aplicação de métodos e técnicas, análise de resultados e a exploração de textos da tradição oral, em contextos pré-escolar e escolar.
ABSTRACT: This report presents our educational intervention within the disciplines of Supervised Practice I and II Education (ISSP and PESII), integrated in the Masters' degree on Preschool Teaching and Elementary Education. Besides the whole work throughout this educational process, the set of areas and content of our intervention, we studied the issue of the oral heritage. The reasons were: (1) children and schools, in some way, contribute to the perpetuation of texts of oral tradition and (2) these texts are of great pedagogical-didactic relevance in learning environments, considering their messages and the possibilities of exploring other areas and fields of knowledge. In this document we present a description/reflection on our educational practice, correlated with the application of texts of oral tradition, in Preschool Education and Elementary Education. Our experience allowed us to conclude that it is important to explore the oral heritage dimension with the student population. Concurrently, we will share a study we have conducted on oral heritage in Preschool, among 50 kindergarten teachers, in order to understand the importance given to the texts of oral tradition in the school environment. Based on the analysis of collected data, we can say that teachers agree about the importance of using texts of oral tradition, and, mostly, use them often in their educational practice. As a final thought, we highlight the progression we have made in our learning process through the application of research methods and techniques, as well as through the reading and analysis of texts of oral tradition in pre-school and elementary school contexts.
Descrição: Mestrado (PES II), Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 21 de Janeiro de 2015, Universidade dos Açores.
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/3319
Designação: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Aparece nas colecções:DCE - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DissertMestradoResumoIndIntrodCGPF2015.pdfResumo, Índice, Introdução312,54 kBAdobe PDFVer/Abrir
DissertMestradoCatarinaGracaPachecoFurtado2015.pdfDissertação de Mestrado8,03 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.