Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/3249
Título: Otimização do uso dos trilhos pedestres em São Miguel e sua modelação matemática
Autor: Frias, Armindo Dias da Silva
Cabral, João
Costa, Álvaro
Palavras-chave: Turismo
Redes
Modelação Matemática
Desenvolvimento Regional
Data: 27-Nov-2014
Editora: Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Regional
Citação: Frias, Armindo; Cabral, João; Costa, Álvaro (2014). "Otimização do uso dos trilhos pedestres em São Miguel e sua modelação matemática", In Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Regional (ed.), Proceedings of the «21º Workshop da APDR - Estratégias, Infra-estruturas e Redes Empreendedoras para o Desenvolvimento Regional», 54-68. ISBN 978-989-8780-02-7. Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Regional: Angra do Heroísmo.
Resumo: O processo de planeamento e seleção dos pontos e atividades de interesse, que um turista pode usufruir durante um determinado tempo de estadia num local, permite aumentar os seus níveis de satisfação, se a própria rede de oferta, que serve de suporte aos produtos turísticos, estiver orientada para a otimização do seu uso. Esta otimização obedece a vários critérios, dependentes de múltiplas variáveis. Por outro lado, as entidades e intervenientes na indústria do turismo necessitam de conhecer as referências dos potenciais turistas, no sentido de disponibilizarem pontos de interesse relevantes, infraestruturas e meios de mobilidade adequados de resposta aos seus clientes. Conhecida a relevância que o turismo desempenha no desenvolvimento económico, seja este nacional, regional ou local, é de extrema utilidade estudar os critérios que contribuem para a mobilidade dos turistas em determinada região e como esta é influenciada pela estrutura das diversas redes de apoio. Neste trabalho procuramos dar um contributo para a identificação dos referidos critérios, usando como suporte uma rede de trilhos pedestres na ilha de São Miguel, nos Açores. Adicionalmente, procuramos desenvolver as bases para um futuro modelo matemático, que permita a criação de ferramentas informáticas adaptáveis às necessidades específicas do turista, empresa e governo de cada região, consoante as suas características endógenas, potenciando-se a otimização dos investimentos nas redes de transportes e de infraestruturas de apoio à atividade do turismo.
Descrição: 21º Workshop da APDR. Estratégias, Infra-estruturas e Redes Empreendedoras para o Desenvolvimento Regional, 27 de Novembro de 2014, Oeiras, Lisboa.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/3249
ISBN: 978-989-8780-02-7
Versão do Editor: http://apdr.pt/data/documents/Proceedings_21_workshop_apdr_oeiras.pdf
Aparece nas colecções:DM - Parte ou Capítulo de um Livro / Part of Book or Chapter of Book

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
artigo_workshop_apdr_oeiras.pdf13,32 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.