Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/3243
Título: Ensinar teoria e desenvolvimento curricular online : a importância da avaliação formativa
Autor: Sousa, Francisco
Palavras-chave: Currículo
e-Learning
Avaliação Formativa
Investigação do Design Curricular
Investigação de Desenvolvimento
Data: 2014
Editora: Centro de Investigação em Educação (CIEd), Instituto de Educação da Universidade do Minho
Citação: Sousa, F. (2014). "Ensinar Teoria e Desenvolvimento Curricular online: a importância da avaliação formativa". In A. F. Moreira et al. (Orgs.), Currículo na contemporaneidade: internacionalização e contextos locais. Atas do XI Colóquio sobre Questões Curriculares/ VII Colóquio Luso-Brasileiro de Questões Curriculares/ I Colóquio Luso-Afro-Brasileiro sobre Questões Curriculares, 281-287.
Resumo: Através deste texto pretende-se refletir sobre o desenvolvimento de um modelo de lecionação de disciplinas da área da Teoria e Desenvolvimento Curricular em regime de e-learning e b-learning. Nos anos académicos de 2011/12 e 2012/13, o modelo, doravante designado por "Desenvolvimento Curricular online" (DC-O), foi adotado na lecionação, totalmente online, de uma unidade curricular da licenciatura em educação básica, Universidade dos Açores. No ano académico de 2013/14, o DC-O foi adotado na lecionação de um terço de uma unidade curricular do mestrado em ensino de história e geografia no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário, oferecido pela mesma universidade. Para estudar o desenvolvimento do DC-O, tem sido seguida uma metodologia de investigação do design curricular, que pode ser considerada uma variante da investigação do design educacional através da qual o desenvolvimento de um produto curricular é sistematicamente estudado. Os resultados obtidos até ao momento evidenciam que o modelo está a ser eficaz na realização das aprendizagens previstas e é considerado muito satisfatório por parte dos estudantes. Relacionando algumas características do modelo com alguns dados obtidos por inquérito aos estudantes e com determinados conceitos teóricos, defender-se-á a ideia de que o sucesso da experiência se deve sobretudo à qualidade da avaliação formativa praticada. De entre os benefícios que são normalmente reconhecidos à avaliação formativa no contexto de qualquer ambiente de ensino, alguns são especialmente importantes na prevenção de eventuais problemas cuja ocorrência é mais provável em ambiente de e-learning do que em ambiente presencial. É o caso do risco de procrastinação, considerado um dos pontos fracos da comunicação assíncrona por via eletrónica. Os resultados do estudo confirmam que é possível minimizar esse risco no decurso de uma prática continuada de avaliação formativa.
Descrição: XI Colóquio sobre Questões Curriculares / VII Colóquio Luso-Brasileiro & I Colóquio Luso-Afro-Brasileiro sobre Questões Curriculares. Complexo pedagógico I, Campus de Gualtar - Universidade do Minho, Braga - Portugal, entre quinta-feira, 18-09-2014 e sábado, 20-09-2014.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/3243
ISBN: 978-989-8525-37-6
Aparece nas colecções:DCE - Comunicações a Conferências / ConferenceItem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Clabc14.pdf1,2 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.