Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/3242
Título: Matemática na educação pré-escolar : a primeira dezena
Autor: Santos, Carlos Pereira
Teixeira, Ricardo Emanuel Cunha
Palavras-chave: Matemática
Pré-Escolar
Cardinalidade
Ordinalidade
Numerais
Cognição Infantil
Data: 21-Dez-2014
Editora: Associação Ludus/Associação para a Educação Matemática Elementar
Citação: Santos, Carlos P.; Teixeira, Ricardo C. (2014). "Matemática na Educação Pré-Escolar: A Primeira Dezena", «Jornal das Primeiras Matemáticas», 3, 17-46.
Resumo: Este trabalho constitui um resumo documentado de algumas ideias-chave sobre os números, normalmente tratadas no pré-escolar. O texto, além de poder ser lido por investigadores ligados a esta área, foi escrito de forma a constituir um documento de apoio com interesse para os profissionais que estão "no terreno" (educadores, auxiliares, entre outros) e uma fonte de consulta para pais, encarregados de educação e todos aqueles que se interessam por crianças (no fundo, quase todos nós). Os assuntos tratados, basicamente relativos à primeira dezena e subdivididos nas temáticas "Cardinalidade", "Numerais" e "Ordinalidade", são fundamentados com estudos e opiniões de matemáticos, psicólogos e neurocientistas. Além disso, teve-se em conta o contributo, igualmente importante, de inúmeros educadores que partilharam o seu olhar e a sua experiência. Sendo assim, além da abordagem teórica, são apresentados bastantes exemplos práticos e alguma multimédia.
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/3242
Versão do Editor: http://jpm.ludus-opuscula.org/Home/ArticleDetails/123
Aparece nas colecções:DM - Artigos em Revistas Nacionais / Articles in National Journals

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
SantosTeixeira_PD_17_46(3_2014)_high.pdf1,61 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.