Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/3221
Título: A problemática das profissões à luz dos manuais escolares
Autor: Castanho, Maria da Graça Borges
Palavras-chave: Manual Escolar
Problemática da Profissão
Estereótipos de Género
Data: 2003
Editora: Comissão Consultiva Regional para os Direitos das Mulheres
Citação: Castanho, Graça (2003). "A problemática das profissões à luz dos manuais escolares", in Igualdade de oportunidades no trabalho e no emprego, 97-118. Ponta Delgada: Comissão Consultiva Regional para os Direitos das Mulheres.
Resumo: [...], o objectivo deste estudo é o de averiguar a abordagem que os manuais do 1 º ciclo apresentam aos pequenos leitores, no que diz respeito às concepções relativas aos papéis sociais e aos desempenhos profissionais dos géneros feminino e masculino. Interessa-nos, sobretudo, descobrir se o tratamento dado às profissões, de modo directo ou enviesado, perpetua as crenças estereotipadas e as práticas discriminatórias vigentes, a que já nos habituamos no dia-a-dia ou, se pelo contrário, os autores(as) respeitam as tais orientações democráticas, apresentando uma visão esclarecida, correcta e paritária sobre este assunto, permitindo a cada aluna e aluno a construção da sua identidade, com base nas suas potencialidades pessoais e não em resultado de esquemas estereotipados. [...].
Descrição: Comunicação apresentada no Seminário Igualdade de Oportunidades no Trabalho e no Emprego, promovido pela Comissão Consultiva Regional para os Direitos das Mulheres, da Secretaria Regional dos Assuntos Sociais realizado no dia 13 de dezembro de 2002. Este texto encontra-se publicado nas Atas do Seminário.
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/3221
Aparece nas colecções:DCE - Comunicações a Conferências / ConferenceItem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
GC_IgualdadeDeOportunidadesNoTrabalhoENoEmprego.pdf2,83 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.