Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/3218
Título: A leitura através do currículo nas escolas do 2° ciclo
Autor: Castanho, Maria da Graça Borges
Palavras-chave: Ensino da Leitura (2º Ciclo)
Leitura do Currículo
Data: 2002
Editora: Universidade dos Açores
Citação: Castanho, Graça (2002). "A leitura através do currículo nas escolas do 2° ciclo", in Emanuel Oliveira Medeiros (coord.), I Encontro de Didácticas nos Açores, 225-247. Ponta Delgada: Universidade dos Açores.
Resumo: [...]. Com base na asserção de que a leitura é um domínio omnipresente em todo o processo de ensino-aprendizagem, oferecido em contexto escolar, torna-se mais fácil compreender o conceito de Leitura Através do Currículo (Reading Across the Curriculum), o qual integra a inevitabilidade da transdisciplinaridade, indo mais além no seu campo de actuação. Nesta perspectiva, entende-se por Leitura Através do Currículo não só a presença transversal deste domínio, como nos sugere a citação de Ediger, mas também a sua instrução nas diferentes disciplinas, como medida preventiva do insucesso escolar e como forma de criação de leitores competentes ao longo da vida, capazes de compreender vários tipos de texto (narrativo, descritivo e documentos) e recordar/estudar a informação. [...].
Descrição: Comunicação apresentada no I Encontro de Didácticas nos Açores, realizado na Universidade dos Açores, nos dias 26 e 27 de fevereiro de 1998. Este texto encontra-se publicado nas actas do encontro.
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/3218
ISBN: 972-8612-09-5
Aparece nas colecções:DCE - Comunicações a Conferências / ConferenceItem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
GC_LeituraCurriculoEscolas.pdf3,73 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.