Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/3192
Título: Ver, ouvir, sentir e experimentar a escrita : estratégias de promoção da escrita funcional em Educação Pré-Escolar e 1º ciclo do Ensino Básico
Autor: Jesus, Elisabete Leonardo Nunes
Orientador: Santos, Ana Isabel
Palavras-chave: Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Linguagem Escrita
Pre-School Education
Elementary Education
Written Language
Functional Written Language
Data de Defesa: 27-Jun-2014
Citação: Jesus, Elisabete Leonardo Nunes. "Ver, ouvir, sentir e experimentar a escrita: estratégias de promoção da escrita funcional em Educação Pré-Escolar e 1º ciclo do Ensino Básico". 2014. xi, 82 p.. (Dissertação de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico). Angra do Heroísmo: Universidade dos Açores, 2014.
Resumo: No âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, foi realizado o presente relatório de estágio, tendo em conta a prática pedagógica desenvolvida nos contextos de Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. O tema escolhido foi a linguagem escrita funcional. Esta escolha sucedeu-se em consequência de um trabalho desenvolvido no âmbito da disciplina de Didática de Língua Portuguesa, durante a Licenciatura em Educação Básica, e também porque a funcionalidade da escrita é fundamental para o processo de alfabetização. A linguagem escrita é um instrumento ao serviço da humanidade e como tal cabe à família e à escola proporcionarem um ambiente propício. Deste modo, o educador/professor e os pais deverão desenvolver estratégias que desenvolvam o gosto pela escrita. No processo ensino/aprendizagem da escrita, a descoberta da sua funcionalidade pela criança é um aspeto crucial, pois permite-lhe reconhecer a sua importância. As finalidades deste relatório são a de relatar e refletir as práticas educativas desenvolvidas no âmbito da linguagem escrita funcional nos dois níveis de ensino anteriormente referidos. O trabalho realizado durante esta prática pedagógica permitiu desenvolver algumas estratégias de promoção da escrita funcional em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. Estas revelaram-se fundamentais para a aprendizagem das diferentes funcionalidades da linguagem escrita. Através da realização desta prática pedagógica constatamos que as crianças, recorrendo a situações do dia-a-dia, conseguem mais facilmente assimilar as diferentes funções da linguagem escrita.
ABSTRACT: The present internship report was accomplished in the context of a Masters in Pre-school and Elementary School Education, taking into account the pedagogical practice developed in the contexts of Pre-School and Elementary School Education. The theme that was chosen was functional written language. This choice occurred in consequence of an assignment developed in the context of the subject of Didactics of Portuguese Language, while working on a Degree in Basic Education, and also because the functionality of writing is fundamental for the literacy process. Written language is an instrument in the service of humanity and as such it is up to the family and the school to provide an enabling environment. Thus, the teacher and the parents should develop strategies that develop a taste for writing. In the teaching/learning process of writing, the discovery of its functionality by the child is a crucial aspect, because it allows the child to recognize its importance. The purpose of this report is to describe and reflect the educational practices developed in the context of functional written language in the two levels of education previously mentioned, The work performed during this pedagogical practice allowed the development of some strategies that promote functional writing in Pre-School and Elementary School Education. These were shown to be fundamental to learning the different functionalities of written language. Through the performance of this pedagogical practice we found that children, falling back on day-to-day situations, can more easily assimilate the different functions of written language.
Descrição: Mestrado (PESII), Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/3192
Designação: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Aparece nas colecções:DCE - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DissertMestradoResumoIndIntrodELNJ2014.pdfResumo, Índice, Introdução570,65 kBAdobe PDFVer/Abrir
DissertMestradoElisabeteLeonardoNunesJesus2014.pdfDissertação de Mestrado4,53 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.