Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/3191
Título: A criatividade na educação : enquadramento curricular e estratégias de facilitação na educação pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico
Autor: Mouzon, Cecília Maria Ázera Ribeiro
Orientador: Arroz, Ana Margarida Moura
Sousa, Francisco (José Rodrigues)
Palavras-chave: Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Criatividade
Currículo
Pre-School
Primary School
Creativity
Curriculum
Data de Defesa: 30-Set-2014
Citação: Mouzon, Cecília Maria Ázera Ribeiro. "A criatividade na educação: enquadramento curricular e estratégias de facilitação na educação pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico". 2014. x, 187 p.. (Dissertação de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico). Angra do Heroísmo: Universidade dos Açores, 2014.
Resumo: O presente Relatório de Estágio partiu de uma questão sobre uma temática que tem muita importância na minha vida, a criatividade. Neste sentido, procuro neste relato escrito apresentar os resultados obtidos a partir de um estudo desenvolvido em planos distintos: a pesquisa documental a nível teórico e a nível dos documentos orientadores das práticas educativas, a pesquisa sobre as atribuições conceptuais e operacionais com os docentes e a organização da intervenção pedagógica, nas atividades experimentais desenvolvidas no âmbito das disciplinas de Prática Educativa Supervisionada I (Educação Pré-Escolar) e II (1.º Ciclo) que integram o Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, ministrado na Universidade dos Açores, mais concretamente no Departamento de Ciências da Educação (campus de Angra do Heroísmo). Tendo em conta a realidade social e educacional atual, pretende-se neste relatório analisar e fundamentar a mais-valia da criatividade como estratégia facilitadora das aprendizagens através de uma prática que interrelacione os conteúdos curriculares com a diversidade cultural e social, assim como justificar a necessidade de promover a criatividade como uma competência essencial ao desenvolvimento do pensamento divergente, que capacita as crianças com mais “ferramentas” para enfrentarem o futuro. Para que tais factos se tornem num cenário real, este relatório chama a atenção para a importância de outro componente influenciador em todo o processo ensino-aprendizagem, o papel do docente, que consoante o perfil profissional adotado pelo mesmo, pode determinar o sucesso das mudanças esperadas a nível da reforma do currículo e das práticas educativas, para bem das crianças hoje e da sociedade futura.
ABSTRACT: This Internship Report was based on an issue that is very important to me in my life, the creativity. In this regard, I want in this report to present the results of a study carried out at different levels: document research at the theoretical level and in policy documents of educational practices, research on the conceptual and operational assignments with teachers and the organization of pedagogical intervention, the experimental activities within the supervised educational practice in a pre-school and in a primary school in the Master of Education in Pre-School and Primary School , taught at the University of the Azores, specifically in the departament of educational science (campus of Angra do Heroísmo). Given the current social and educational reality, this report seeks to analyze and explain the added value of creativity as a facilitator of learning strategy through a practice that inter-relate the curriculum topics with cultural and social diversity, and justify the need to promote creativity as a fundamental competence to the development of divergent thinking, which empowers children with more "tools" to face the future. For such facts become a real scenario, this report draws attention to the importance of another influential component in the whole teaching-learning process, the teacher's role, according to the professional profile adopted by it, may determine the success of the changes expected in the reform of the curriculum and educational practices for the good of children today and of the future society.
Descrição: Mestrado (PES II), Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/3191
Designação: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Aparece nas colecções:DCE - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DissertMestradoResumoIndIntrodCMARM2014.pdfResumo, Índice, Introdução661,89 kBAdobe PDFVer/Abrir
DissertMestradoCeciliaMariaAzeraRibeiroMouzon2014.pdfDissertação de Mestrado8,78 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.