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Título: The Month-of-the Year Effect nos mercados europeu, americano, australiano e asiático
Autor: Barbosa, Catarina Costa
Orientador: Couto, Gualter Manuel Medeiros
Pimentel, Pedro Miguel Silva Gonçalves
Palavras-chave: Eficiência de Mercado
Rendibilidades
The Month-of-the-Year Effect
Market Efficiency
Returns
Data de Defesa: 13-Out-2014
Citação: Barbosa, Catarina Costa. "The Month-of-the Year Effect nos mercados europeu, americano, australiano e asiático". 2014. 194 p.. (Dissertação de Mestrado em Gestão/MBA). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2014.
Resumo: A Hipótese da Eficiência do Mercado tem sido contrariada por diversos estudos académicos alusivos à existência de determinadas anomalias de calendário, onde merece enquadramento o The Month-of-the-Year Effect (ou Efeito Mês-do-Ano), composto pelo Efeito Janeiro, pelo Efeito Halloween e pelo Efeito Outubro. O estudo do Efeito Mês do Ano é desenvolvido em quatro continentes, e incide sobre o período compreendido entre janeiro de 1990 a dezembro de 2013. A evidência aponta para uma tendência de declínio do Efeito Janeiro, assim como indicia que o Efeito Outubro está a desaparecer ou mesmo que não existe. Quanto ao Efeito Halloween, os resultados apontam para uma elevada significância económica, constituindo uma oportunidade passível de ser explorada. Como explicações para os resultados decorrentes da análise dos Efeitos Janeiro e Outubro, sugere-se um maior conhecimento sobre as anomalias em causa resultante dos avanços na área tecnológica, que motiva a reposição da eficiência de mercado. Por sua vez, sugere-se que a possível explicação para o Efeito Halloween esteja relacionada com as rendibilidades médias negativas durante o período maio a outubro.
ABSTRACT: The Efficiency Market Hypothesis has been contradicted by several academic studies alluding to the existence of certain calendar anomalies, which includes The Month-of-the-Year Effect, composed by the The January Effect, the Halloween Effect and the October Effect. The study of The Month-of-the-Year Effect is developed in four continents, and focuses the period from January 1990 to December 2013. The evidence points to a trend of declining the January effect, and suggests that the October effect is disappearing or does not exist. As for the Halloween effect, the results indicate a high economic significance, constituting a possible opportunity to be exploited. As possible explanations for the results from January and October Effects, it is suggested that a high level of knowledge of these calendar anomalies, gained by technology advances, is responsible for the restablishment of market efficiency. On the other hand, it is suggested that a possible explanation for the Halloween Effect may be related to the negative average returns during the May-October period.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Gestão/MBA
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/3186
Designação: Mestrado em Gestão de Empresas/MBA
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