Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/3157
Título: O papel do jogo na aprendizagem e cooperação das crianças na escola : a evolução da educação Pré-Escolar para o ensino do 1º ciclo
Autor: Lima, Marta Catarina Ledo
Orientador: Condessa, Isabel
Palavras-chave: Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Jogo
Prática Educativa
Internship
Kindergarten
Basic Education
Development and Learning
Cooperation
Data de Defesa: 26-Jun-2014
Citação: Lima, Marta Catarina Ledo. "O papel do jogo na aprendizagem e cooperação das crianças na escola: a evolução da educação Pré-Escolar para o ensino do 1º ciclo". 2014. 95 p.. (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico) - Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2014.
Resumo: O presente relatório de estágio retrata as situações vividas durante o estágio realizado em dois momentos, no âmbito da Prática Educativa Supervisionada I e II, disciplinas inseridas no curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico. Este documento pretende apresentar, o trabalho realizado ao longo de dois estágios, um efetuado ao nível do Pré-Escolar, realizado na escola EB1/JI Prof. Dr. Alexandre Linhares Furtado e outro ao nível do 1.ºCiclo, efetuado na escola EB1/JI de Livramento, procurando relatar e refletir algumas das intervenções da estagiária. No decorrer das intervenções, foram efetuadas diversas atividades que visaram a promoção de aprendizagens significativas em diferentes domínios, assim como, a maior cooperação entre as crianças/alunos, dando ênfase às experiencias vividas durante a implementação de atividades com jogos. Tivemos como objetivo observar as mudanças de comportamento das crianças/alunos e refletir sobre a intervenção da estagiária nessas ações de prática pedagógica. No sentido de melhorar a qualidade das práticas de ensino-aprendizagem, averiguámos ainda, a opinião de educadores de infância e professores do 1.ºciclo, acerca da importância do jogo no contexto escolar. Evidenciamos, assim, que segundo a perspetiva dos 55 docentes inquiridos, por questionário, o jogo é importante para as crianças, potenciando experiências completas com vista ao desenvolvimento e às aprendizagens da criança. Relativamente à cooperação, nos dados recolhidos, constatamos que não é algo que se constrói logo e já, mas algo que se vai construindo, necessitando de serem promovidas as situações de cooperação em situações educativas. Deste modo, este trabalho procurou descrever, analisar e refletir as opções tomadas ao longo do estágio, refletindo as experiências enriquecedoras, importantes para o desenvolvimento, tanto pessoal como profissional.
ABSTRACT: This report portraits the situations experienced during the internship performed in two moments in reference to the Supervised Practice I and II, subjects that are part of the Kindergarten and Basic Education Masters’ Degree. This document displays the work done during the two internships, one in the kindergarten level, at EB1/JI Prof. Dr. Alexandre Linhares Furtado’s school, and one in the basic education level in EB1/JI de Livramento’s school. This report exhibits some of the intern’s interventions and reflections. During these interventions, several activities were done and their aim was to promote significant learning in several areas, as well as increase the cooperation between children/students always having in mind their experience throughout these activities and games. Our main goal was to observe the changes in behavior in those children/students and ponder about the intervention of the intern in these pedagogical areas of practice. With the objective of improving the quality of the teaching-learning practices, we also tried to ascertain the opinion of kindergarten teachers and teachers of basic education levels about the importance of games in their practices. We can conclude that, according to the 55 teachers who participated in the survey, games are important to children, because they improve and enhance complete experiences that lead to the development of learning abilities in youngsters. In regards to cooperation, in the collected data, we could see that this is not something that is built right then, but it is something that is gradually in construction and it needs to be promoted in several and varied educational situations. In conclusion, with this work we tried to describe, analyze and reflect about the decisions made during this internship, showing enriching and important experiences in terms of personal and professional development.
Descrição: Mestrado (PES II), Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, 2014, Universidade dos Açores.
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/3157
Aparece nas colecções:DCE - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DissertMestradoMartaCatarinaLedoLima2014.pdfDocumento Principal1,21 MBAdobe PDFVer/Abrir
DissertMestrado-ANEXOS-MCLL2014.pdfAnexos1,8 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.