Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/3155
Título: As expressões dramática e musical como veículo promotor do processo de ensino-aprendizagem da língua portuguesa no 1º ciclo do Ensino Básico
Autor: Rosa, Ana Eduarda Ferraz Ávila
Orientador: Santos, Ana Isabel
Fialho, Adolfo Fernando da Fonte
Palavras-chave: Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Expressão Dramática
Expressão Musical
Língua Portuguesa
Data de Defesa: 1-Jul-2014
Citação: Rosa, Ana Eduarda Ferraz Ávila da. "As expressões dramática e musical como veículo promotor do processo de ensino-aprendizagem da língua portuguesa no 1º ciclo do Ensino Básico". 2014. ix, 101 p.. (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico) - Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2014.
Resumo: Numa Era em que as crianças têm tudo ao seu alcance, a educação está a virar-se muito para o intelecto, para as ciências racionais, dando demasiada importância aos conteúdos ministrados e aos resultados obtidos, descurando por seu lado a parte emocional do ser humano, o prazer de experimentar e vivenciar as aprendizagens para que elas sejam significativas. O importante não é só armazenar informação, mas dar utilidade a essa informação. Não só aprender por aprender, mas aprender pelo prazer de aprender e pela utilidade em que essa aprendizagem se traduz. O presente relatório de estágio inserido na unidade curricular de Prática Supervisionada II, do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Universidade dos Açores, visa refletir sobre as conceções dos professores acerca da utilização das expressões dramática e musical, bem como criar estratégias que visem a motivação dos alunos utilizando as expressões dramática e musical como veículo promotor da língua portuguesa. Entendendo que o português e as áreas de expressão dramática e musical são áreas transversais entre si, pretende-se criar ferramentas eficazes que motivem e potenciem a aprendizagem do português através destas áreas expressivas que nos últimos tempos têm vindo a ser mais descuradas devido às novas exigências do ensino. Toda a intervenção revestiu-se de uma grande aprendizagem, quer pela sua componente prática em termos da criação de estratégias criativas e inovadoras que pudessem potenciar a aprendizagem, quer pela sua parte teórica que exigiu um estudo mais aprofundado sobre as especificidades de cada área específica, ou ainda pela reflexão acerca da realidade com que os professores encaram esta temática.
ABSTRACT: In an age when kids have everything at their fingertips, education is moving towards the intellectual, to rational sciences, giving too much importance to the content taught and the results obtained therefore neglecting the human emotional side, that being the pleasure of learning and gaining other experiences so that they become significant. It is important not only to store information, but also to use this gained information. Learning not just for learning sake, but learning for the pleasure of learning and putting what we have learnt into practice. This report, included in the course Supervised Practice II, Masters in Early Childhood Education and Primary Education Teaching at the University of the Azores, aims to reflect on teachers' conceptions of the use of dramatic and musical expression and also creating strategies for student motivation using dramatic and musical expression as a means of promoting the Portuguese language. As Portuguese and dramatic and musical expression are areas that overlap, it is intended to create effective tools to motivate and increase the potential to learn Portuguese through these significant areas, that in recent times have been most neglected due to new educational requirements. All intervention has turned out to be a great lesson, in practical terms and in terms of forming creative and innovative strategies that could enhance learning, either in the theoretical part that required further study on the characteristics of each specific area, or by reflection on reality with which teachers approach this subject.
Descrição: Mestrado (PES II), Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, 1 de Julho de 2014, Universidade dos Açores.
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/3155
Aparece nas colecções:DCE - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DissertMestradoResumoIndIntrodAEFAR2014.pdfResumo, Índice, Introdução352,91 kBAdobe PDFVer/Abrir
DissertMestradoAnaEduardaFerrazAvilaRosa2014.pdfDissertação de Mestrado1,92 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.