Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/3154
Título: Intervenção pedagógica do futuro educador/professor e avaliação interativa nas práticas de estagiários e no discurso de docentes
Autor: Oliveira, Leonor Carvalho
Orientador: Serpa, Margarida Damião
Palavras-chave: Avaliação
Currículo
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Formação de Educadores de Infância
Formação de Professores
Curriculum
Interactive Assessment
Initial Teachers' Training
Teacher Training
Data de Defesa: 3-Jul-2014
Citação: Oliveira, Leonor Carvalho de. "Intervenção pedagógica do futuro educador/professor e avaliação interativa nas práticas de estagiários e no discurso de docentes". 2014. x, 124, [4] p.. (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico) - Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2014.
Resumo: O presente relatório de estágio visa refletir sobre o trabalho desenvolvido pela autora, ao longo das unidades curriculares de Prática Educativa Supervisionada I e II, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Este documento expõe uma perspetiva reflexiva sobre as atividades realizadas em contexto de estágio no Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico. Numa primeira parte, apresentam-se algumas conceções do currículo, discutem-se aspetos da gestão curricular, analisam-se processos da formação inicial de educadores/professores e explanam-se as etapas referentes às ações realizadas no âmbito de ambas as unidades curriculares de estágio. Numa segunda parte, analisam-se as práticas de ensino e as opções pedagógicas tomadas, confrontando-as com teoria na área, de modo a aprofundar a sua compreensão e consistência. Numa terceira parte, procede-se ao estudo, de natureza descritiva, sobre a avaliação interativa, a partir da análise de práticas de dois estagiários e do discurso de quatro educadores de infância e de quatro professores do 1º Ciclo do Ensino Básico, a fim de se contribuir para a clarificação do seu sentido e funcionamento. Os resultados deste estudo mostram que as práticas dos estagiários em Educação Pré-escolar e no 1º Ciclo, inerentes à concretização da avaliação interativa, apontam que os elementos e aos aspetos que ganharam mais visibilidade dizem respeito aos momentos em que a avaliação interativa se concretiza, nomeadamente nos momentos iniciais e durante o ato educativo. O funcionamento e o sentido da avaliação interativa incidiram sobre o uso do feedback na confirmação da afirmação correta ou identificação do erro, na partilha e negociação de critérios maioritariamente cognitivos e relativamente aos instrumentos de avaliação predominaram os relacionados com a observação direta e as ações de diálogo, em que esta facilmente incide, evidenciando-se o questionamento que recaiu em questões centradas na compreensão de conteúdos e fenómenos. Quanto aos aspetos da avaliação interativa no discurso dos docentes podemos salientar que o discurso dos docentes, na sua globalidade, corroborou a importância a dar à avaliação interativa, objeto da nossa apurada análise ao nível das práticas dos estagiários, realçando-se o uso da avaliação interativa para reformular as suas práticas, tendo em conta por vezes apreciações dos alunos. Quanto aos critérios de avaliação, enquanto os referidos pelos docentes incidiram mais no comportamento disciplinar e os instrumentos de avaliação recaíram sobre a observação direta e nas grelhas de avaliação. No discurso dos docentes, a partilha da avaliação com os alunos durante a ação educativa foi mais ao nível do comportamento disciplinar e também com outros docentes para além dos titulares de turma. Numa quarta e última parte, apresentámos as considerações finais do Relatório de Estágio, que engloba as considerações sobre as intervenções nas Práticas Educativas Supervisionadas I e II, as considerações sobre o confronto entre as práticas de estagiários e o discurso docente, e finalmente as limitações, dificuldades e desafios do trabalho realizado.
ABSTRACT: This report about teacher training aims to be a reflection about the work developed by its author, during the subjects of a Supervised Educational Practice I and II for a Master’s Degree on Preschool and Elementary school teaching. This document presents a thinking perspective about the activities developed in the training context of Preschool and Elementary school teaching. On the first part of the report, there are some concepts of curriculum, some discussions about curricula management, an analysis of some procedures of initial training of educators and teachers. There is also a description of the different phases referring to the actions taken during both subjects of the curriculum teacher training. On the second part of the report, there is an analysis of the teaching practice and the pedagogical options taken, confronting them with the theory in the teaching context in order to develop their understanding and consistency. On the third part of the report, there is a descriptive study about the interactive assessment used by the two trainees in their teaching practice and the speech of four other educators and four elementary teachers to contribute to a better clarification of its meaning and functioning. The results of this study show that the practice of the trainees in teaching Preschool and elementary, as far as assessment is concerned, the elements and the aspects that were more visible of the assessment refer to the moments when it was put into practice, especially at the beginning and during the act of teaching. The functioning and the meaning of interactive assessment focused on the use of feedback in the confirmation of the correct statement or the identification of the mistake, the negotiation of the criteria mainly cognitive ones. As the instruments of assessment are concerned, it was mainly used direct observation and the actions of dialogue, questioning method based on questions regarding the understanding of contents and phenomena. About the aspects of interactive assessment in the teachers ‘speech, we can stress that it proved its importance, it was the object of our analysis in the trainees’ practice, emphasizing the use of interactive assessment to reformulate their practice, bearing in mind also the students’ observations. Regarding the criteria of evaluation, the ones mentioned by the teachers focused more in disciplinary behaviour and the instruments of assessment focused more in direct observation and in grids of evaluation. The sharing of assessment with the students was done more at the disciplinary behaviour level and with the collaboration of other teachers. On the fourth and last part of this report, we present the final considerations of the Teacher Training Report, which includes the considerations about the interventions in Supervised Educational Practice I and II, as well as the considerations about the confrontation between the practice of the trainees and the teacher’s speech and, finally, the limitations, the difficulties and challenges of the work accomplished.
Descrição: Mestrado (PES II), Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, 3 de Julho de 2014, Universidade dos Açores.
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/3154
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