Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/3153
Título: O jogo e os processos de aprendizagem e desenvolvimento da criança na educação Pré-Escolar e no 1º ciclo do Ensino Básico: a perspetiva de alunos, educadores e professores
Autor: Cabral, Carolina Melo
Orientador: Condessa, Isabel
Palavras-chave: Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Formação de Educadores de Infância
Formação de Professores
Jogo
Prática Educativa
Game and Integral Development
Game and Learning
Game in Childhood
Professional Training and Development
Supervised Educational Practices
Data de Defesa: 26-Jun-2014
Citação: Cabral, Carolina Melo. "O jogo e os processos de aprendizagem e desenvolvimento da criança na educação Pré-Escolar e no 1º ciclo do Ensino Básico: a perspetiva de alunos, educadores e professores". 2014. xi, 125 p.. (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico) - Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2014.
Resumo: O presente relatório de estágio, realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, tem como objetivo primordial relatar e refletir experiências vividas pela estagiária nos estágios pedagógicos, realizados quer no pré-escolar quer no 1º ciclo do ensino básico. Para além disso, este testemunho, também, tem como intuito apelar para o caráter educativo do jogo no contexto sala de atividades/sala de aula, isto é, demonstrar e refletir de que modo o jogo pode ser um veículo promotor para o desenvolvimento integral e para a aprendizagem da criança. Nesta lógica, este documento vem dar a conhecer e compilar um conjunto de experiências vivenciadas, no âmbito das práticas pedagógicas, em atividades relacionadas, ou não, com o jogo, que foram realizadas na EB1/JI de São Roque II – Canada das Maricas. É de realçar, ainda, que tendo em vista o melhoramento da qualidade das práticas de ensino-aprendizagem, auscultaram-se alunos, educadores de infância e professores do 1º ciclo do ensino básico, através da aplicação de dois questionários. Um aplicado aos 18 alunos, que foram inquiridos após uma intervenção, realizada pela estagiária, no 1º ciclo. Outro aplicado aos docentes, num total de 48 inquiridos, que eram profissionais com experiência de lecionação e a trabalhar em contextos escolares de qualidade reconhecida, nas escolas particulares. Desta recolha de opiniões, baseadas nas experiências dos inquiridos, verifica-se que, tanto para os alunos como para os educadores e professores, o recurso ao jogo no âmbito escolar, mais precisamente, no contexto sala de atividades/sala de aula, é muito importante, visto que vem proporcionar aprendizagens dinâmicas e estimulantes, levando à apreensão e consolidação de conteúdos e à permissão de momentos de partilha, de cooperação, de motivação e de criação de laços entre pares.
ABSTRACT: This internship report, developed in context of the Pre-School Education and 1st Cycle Basic Teaching Master's Degree, has the goal to reflect and report the experiences lived by the trainee in the pedagogical interships, whether Pre-School or 1st Cycle Basic Teaching. Additionally, this testimony has the intention of appealing to the educational value of the game in the classroom/activity room context, namely, demonstrate and reflect in what way the game can be a promotional vehicle to the integral development and to the learning of the child. In this logic, this document makes known and compiles a set of experiences experienced, in the pedagogical practices context, in activities related, or not,with the game, that took place in EB1/JI of São Roque II - Canada das Maricas. It is worth noting, that, in view of the improvement of the quality of learning-teaching practices, students, educators and teachers from 1st Cycle Basic Teaching were questioned, through the conduction of two questionnaires. One applied to the 18 students, that were inquired after an intervention, accomplished by the trainee, in the 1st Cycle. The other, applied to the instructors, a total of 48 respondents, who are professionals with teaching experience and working in school context of acknowledged quality, in privateschools. From this collection of opinions, based on the experiences of the respondents, it can be verified that, to both students and instructors, the resort to the game in school context, more precisely, in the classroom/activity room, is very important, as it comes to provide dynamic and stimulating learning, leading to the apprehension and consolidation of content and also leading to moments of sharing, cooperation, motivation and bonding between peers.
Descrição: Mestrado (PES II), Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, 26 de Junho de 2014, Universidade dos Açores.
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/3153
Aparece nas colecções:DCE - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DissertMestradoCarolinaMeloCabral2014.pdfDocumento Principal1,86 MBAdobe PDFVer/Abrir
DissertMestrado-ANEXOS-CMC2014.pdfAnexos4,77 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.