Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/3152
Título: Aprender brincando: a atividade lúdica na construção de aprendizagens, na educação Pré-Escolar e no 1º ciclo do Ensino Básico
Autor: Costa, Carla Patrícia Faria
Orientador: Fialho, Adolfo Fernando da Fonte
Palavras-chave: Actividade Lúdica Infantil
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Jogo
Prática Educativa
Data de Defesa: 26-Jun-2014
Citação: Costa, Carla Patrícia Faria. "Aprender brincando: a atividade lúdica na construção de aprendizagens, na educação Pré-Escolar e no 1º ciclo do Ensino Básico". 2014. iv, 133 p.. (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico) - Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2014.
Resumo: O presente relatório reporta-se às práticas desenvolvidas durante o estágio, no âmbito das unidades curriculares de Prática Educativa Supervisionada I e Prática Educativa Supervisionada II, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Este documento sintetiza todo o trabalho realizado ao longo dos dois estágios e tem como principal propósito apresentar uma reflexão sobre as intervenções realizadas em contexto, com especial destaque para a temática deste relatório, que intitulámos de: Aprender brincando: a atividade lúdica na construção de aprendizagens. Para compreendermos as perspetivas dos educadores e dos professores sobre esta temática realizámos uma investigação que acompanhou o nosso estágio. Primeiramente, foi realizado um inquérito por questionário e, numa fase posterior, foram realizadas entrevistas com o intuito de recolher os testemunhos sobre a utilização do lúdico na prática letiva diária dos docentes e a valorização da sua importância pois, infelizmente e pelo que nos foi dado a perceber, nem sempre é dado o devido valor à atividade lúdica. É fundamental perceber-se o potencial do lúdico, como recurso que favorece a aprendizagem, o desenvolvimento da criatividade, o desenvolvimento infantil, a integração dos alunos, entre outros. Permite ainda vivenciar novas experiências e mobiliza o desejo de aprender. Para as crianças, é um método novo, que se adequa às suas necessidades, interesses e limitações. O trabalho desenvolvido ao longo dos dois estágios permitiu explorar atividades lúdicas, nas diversas áreas curriculares, criando ambientes ricos em aprendizagem. Foi possível verificar que, através da atividade lúdica, as aprendizagens são muito mais significativas para as crianças, que os jogos ajudam as mesmas a superar as suas dificuldades e que são muito úteis para introduzir, consolidar e aprofundar conceitos. Em síntese, o presente trabalho apresenta as opções que tomámos ao longo deste percurso de formação, incindindo principalmente na temática deste relatório. Concluímos que o lúdico é privilegiado pelos educadores e professores nas suas práticas letivas, porém achamos que a sua utilização não é muito frequente. Infelizmente a utilização destes recursos muitas vezes é vista como um meio de entretenimento e sem qualquer função pedagógica, ou seja, é quase sempre vista como uma segunda opção e nunca como uma primeira opção quando planificam as suas aulas. Consideramos que estas atividades motivam as crianças para as aprendizagens, são sem dúvida uma mais-valia e têm um valor educacional de elevada importância.
ABSTRACT: The following internship report refers to what was done during the internship related with the Supervised Practice I and II in the Master´s degree in Kindergarten and Basic Teaching levels. This document sums up all the work done in both internships, and also presents a reflection and assessment about what was done in these internships, mainly what concerns the theme of this report, i.e., “Learn by playing: the ludic activity in the basis of learning”. The choice of this theme had to do with the usage of the ludic in the different areas of knowledge that may be an asset to students, because we want it to be a motivating and enhancing instrument in their learning process, therefore stimulating them in the understanding and practise of these contents. We think that choosing these strategies enthusiasm and increase their learning abilities. To understand the perspective of the educator and teachers about this topic we did an investigation. First, we organized and applied a questionnaire and, secondly, we did a serious of interviews with the goal of collecting testimonies about the usage of ludic activities in the teaching daily routine, also its importance, because, unfortunately, this approach is not well-seen and used. It is primordial to understand the potential of ludic activities as a resource that improves learning, develops creativity, infant development, and students’ integration, among other assets. It also enables new experiences and enhances the desire to learn. To children, it is a new method that answers to their needs, interests and limitations. The work developed during the two internships allowed us to explore ludic activities in the various curricular areas, creating, simultaneously, rich learning environments. It was also possible to verify that, through ludic activities, what the students learn is much more expressive and that games help them to overcome their main difficulties, and are very useful when teachers want to introduce, consolidate and deepen concepts. In conclusion, this work presents some of the options we choose during this period of learning, focusing in the theme of the report, the use of ludic/games.
Descrição: Mestrado (PES II), Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, 26 de Junho de 2014, Universidade dos Açores.
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/3152
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