Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/3151
Título: O desenvolvimento da motricidade na criança e as expressões: um estudo em contexto de Pré-Escolar e 1º ciclo do Ensino Básico
Autor: Borges, Carolina de Fátima Botelho
Orientador: Condessa, Isabel
Palavras-chave: Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Expressão Dramática
Expressão Musical
Expressão Plástica
Formação Inicial
Motricidade Infantil
Prática Educativa
Initial Training
Pedagogical Practices
Physical Well-Being
School Learning
Teacher Profile
Data de Defesa: 26-Jun-2014
Citação: Borges, Carolina de Fátima Botelho. "O desenvolvimento da motricidade na criança e as expressões: um estudo em contexto de Pré-Escolar e 1º ciclo do Ensino Básico". 2014. xiii, 141 p.. (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico) - Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2014.
Resumo: O presente relatório de estágio, desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, tem o intuito de relatar as vivências realizadas pela formanda no decurso do processo de estágio, no âmbito das unidades curriculares de Prática Educativa Supervisionada I e Prática Educativa Supervisionada II. Neste documento, procurou-se fundamentar o perfil de desempenho profissional do educador/professor e de algumas macro estratégias adotadas no contexto de prática pedagógica; assim como, aprofundar, quer ao longo do estágio, quer através da realização de dois pequenos estudos, a temática escolhida – a importância do desenvolvimento da motricidade na aprendizagem, contemplando as atividades desenvolvidas nas áreas das expressões. Este documento reúne uma extensiva descrição, análise e reflexão de intervenções que foram desenvolvidas nos dois estágios – Pré-escolar e 1º Ciclo. Para um contributo para a temática e para um acréscimo de conhecimento da estagiária, em pleno desenvolvimento pessoal e profissional, foi efetuado um estudo empírico, onde foram recolhidos dados adicionais e que completam o tema pesquisado no relatório. Recolheu-se a opinião de 31 profissionais de educação, e aplicaram-se atividades/provas, especificamente elaboradas para o efeito, a 47 crianças dos 5 aos 8 anos. Face a toda a metodologia adotada, à compilação de dados e análise, pretende-se dar a conhecer quais são os contributos da escola no desenvolvimento da motricidade da criança. Da informação recolhida, depreende-se que são inúmeras as práticas de motricidade realizadas em atividades implementadas nas áreas das expressões e que promovem o desenvolvimento motor geral e fino na criança. Estas práticas, implementadas pelo educador/professor e, por vezes com o apoio de especialistas na expressão e educação físico-motora, assumem cada vez um maior papel na vida das crianças/alunos, nas primeiras idades escolares, sendo um dos principais promotores para o desenvolvimento de competências escolares, sociais e saúde/bem-estar. Relevamos aqui neste documento, o esforço efetuado para refletir os momentos menos favoráveis e potenciar os mais favoráveis, permitindo-me crescer e desenvolver ao longo deste percurso de formação.
ABSTRACT: This internship report, developed under the Masters in Preschool Education and Teaching 1st Cycle of basic education, aims to report the experiences made by the trainee during the internship process in the context of curricular units Supervised Educational Practice I and Supervised Educational Practice II. In this paper, we tried to substantiate the performance profile of professional educator/teacher and some macro strategies adopted in the context of teaching practice; and, further, whether along the internship, either by carrying out two small studies, the chosen theme – the importance of the development of motor skills in learning, looking at the activities in the areas of expressions. This document gathers an extensive description, analysis and reflection of interventions that were developed in two internships – Preschool and 1st cycle. To contribute to the theme and to an increase of knowledge of the trainee, personal and professional, an empirical study was conducted, where additional data were collected, completing the researched of the theme in the report. Was collected the opinion of 31 education professionals and also applied activities/events specifically designed for this purpose, for 47 children, from 5 to 8 years. Given all the methodology, the data collection and analysis, we intend to make known what are the contributions of the school in the development of motor skills of the children. From the information gathered, it appears that there are many practices carried out in motor activities implemented in the areas of expression which promotes general and fine motor development in children. These practices implemented by the educator/teacher and sometimes with the support of experts in speech-motor physical education, increasingly assume a greater role in the lives of children/students in the early school ages, with a major push to development of academic, social, health/wellness skills. In this document we pretend to show the effort made to reflect the less favorable moments and potentiate the most favorable, allowing me to grow and develop throughout this training course.
Descrição: Mestrado (PES II), Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, 26 de Junho de 2014, Universidade dos Açores.
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/3151
Aparece nas colecções:DCE - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DissertMestradoCarolinaFatimaBotelhoBorges2014.pdfDocumento Principal1,99 MBAdobe PDFVer/Abrir
DissertMestrado-ANEXOS-CFBB2014.pdfAnexos1,23 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.