Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/3150
Título: Das experiências de estágio no Pré-Escolar e 1º ciclo do Ensino Básico à promoção da leitura com vista à criação de comunidades leitoras
Autor: Moniz, Selma Catarina Botelho
Orientador: Castanho, Maria da Graça Borges
Palavras-chave: Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Leitura
Prática Educativa
Data de Defesa: 28-Jul-2014
Citação: Moniz, Selma Catarina Botelho. "Das experiências de estágio no Pré-Escolar e 1º ciclo do Ensino Básico à promoção da leitura com vista à criação de comunidades leitoras". 2014. x, 114 p.. (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico) - Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2014.
Resumo: O presente relatório de estágio, desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, tem como finalidade realçar a importância de incentivar as crianças desde cedo a lerem, para que se tornem indivíduos cultos e com aptidões para a leitura e, principalmente, sentirem que ler é imprescindível na sua vida. Com a realização deste trabalho, pretendemos perceber e conhecer quais os contributos que o hábito de ler proporciona no desenvolvimento da criança em idade Pré-escolar e em idade escolar, bem como o modo como este instrumento de ensino e aprendizagem promove o desenvolvimento de competências essenciais e transversais. Para além disso, iremos abordar temáticas como o papel da família, do ambiente social no desenvolvimento do gosto pela leitura, a par do papel central da escola – na pessoa do professor/ educador – ao longo de todo este processo. Abordaremos, igualmente, algumas das Necessidades Educativas Especiais que podem dificultar o processo de aprendizagem da leitura e os métodos pedagógicos em que nos baseamos para formular todo este trabalho. Para que tal se pudesse constatar ao longo dos dois estágios realizados, foram desenvolvidas atividades com vista à criação de hábitos de leitura nos alunos, onde concluímos que devem ser utilizadas múltiplas estratégias, com o intuito de favorecer contextos de aprendizagem de identificação, por exemplo, de diferentes tipologias textuais, com recurso a materiais diversos e apelativos, que permitam cativar e prender a atenção dos alunos. Concomitantemente, junto das profissionais de ensino, responsáveis pelos grupos de alunos, com os quais desenvolvemos atividades, recolhemos a suas conceções acerca da importância da realização de atividades educativas de leitura, onde aferimos que valorizam tais práticas, no entanto preconizam, como obstáculos, a falta de recursos. Sendo um documento de natureza teórico-prática, serão ainda apresentados relatos de experiências de práticas educativas, bem como a sua análise reflexiva, referentes à temática do relatório, desenvolvidas nos dois contextos educativos onde se desenvolveu os estágios: Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Significa isto que destacaremos algumas questões relativas ao processo do nosso estágio pedagógico, tais como, os espaços de ensino em que trabalhamos, o ambiente social circundante, o grupo/turma que nos acolheu e as atividades realizadas. Efetuaremos, inicialmente, uma breve reflexão sobre os procedimentos inerentes à lecionação na formação inicial, e uma reflexão acerca das atividades desenvolvidas ao longo do estágio pedagógico.
ABSTRACT: This teaching training report, developed under the Masters' degree on Preschool and Elementary Education, aims to highlight the importance of encouraging children to read, so they can develop reading skills and especially feel that reading is essential in their lives. With this work, we want to understand and learn how reading habits influence the development of preschool and elementary children, as well as how they promote the development of essential reading skills across the curriculum. In addition, we will address topics such as the role of family and social environment in the development of reading habits, as well as the central role of the school and educators throughout this process. Some topics, concerning special needs education that can hinder the process of learning to read, will be discussed. We will also explore the teaching methods in which we relied on to organize this work. During both trainings, we performed activities overlooking establishing reading habits in preschool and elementary students. As a theoretical and pragmatic text, we will also present experiences of educational practices, as well as its analysis pertaining to the subject of this report, developed in the two educational contexts where the trainings were developed: Preschool and Elementary Education. This means that we will highlight some issues related to our teaching practice, such as the teaching sites where we worked, its social environment, the group / class who welcomed us and the activities done. Initially, we will present a brief reflection on the training procedures and a reflection on the activities developed during the practicum.
Descrição: Mestrado (PES II), Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, 28 de Julho de 2014, Universidade dos Açores.
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/3150
Aparece nas colecções:DCE - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DissertMestradoSelmaCatarinaBotelhoMoniz2014.pdf2,29 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.