Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/3147
Título: A expressão plástica na prática pedagógica: olhares de educadores e professores do 1º ciclo do Ensino Básico
Autor: Sousa, Raquel Patrícia dos Santos
Orientador: Fialho, Adolfo Fernando da Fonte
Palavras-chave: Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Expressão Plástica
Prática Educativa
Data de Defesa: 26-Jun-2014
Citação: Sousa, Raquel Patrícia dos Santos. "A expressão plástica na prática pedagógica: olhares de educadores e professores do 1º ciclo do Ensino Básico". 2014. viii, 126 p.. (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico) - Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2014.
Resumo: O presente relatório de estágio reporta-se às práticas desenvolvidas no estágio no âmbito das unidades curriculares de Prática Educativa Supervisionada I e Prática Educativa Supervisionada II, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, numa vertente de análise crítica e fundamentada. Este documento representa, pois, o culminar do trabalho realizado ao longo de dois momentos de estágio e pretende refletir de forma descritiva e interpretativa acerca do processo de ensino-aprendizagem subjacente às intervenções desenvolvidas na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico. Ao longo do relatório expressam-se e refletem-se as práticas pedagógicas tomadas como um processo de aprendizagem, relativamente à área das Expressões, especificamente, a de Expressão Plástica, mobilizando a importância da sua utilidade e os seus potenciais para o desenvolvimento da criança. A temática resultou do facto de as áreas das Expressões, mais precisamente, a Expressão Plástica, apresentar um valor acrescido para a aprendizagem das crianças, sendo uma área através da qual estas podem expressar-se e desenvolver a sua criatividade. Não obstante, deveu-se pela razão de ser uma área encarada como integradora das restantes áreas curriculares, uma vez que, é possível relacioná-la e articulá-la com os vários conteúdos e domínios. Ao ser aplicada, pode-se fomentar aprendizagens enriquecedoras para o desenvolvimento global da criança. Desta forma, e no contexto de uma investigação que elaborámos paralelamente, contámos com a colaboração de educadores e professores sobre a prática da Expressão Plástica nas suas ações diárias. Concluímos que esta área, infelizmente, tem sido posta de parte, principalmente pelos professores do 1º Ciclo, devido à preocupação em trabalhar por completo os programas curriculares. Para além disso, foi nosso objetivo entender a importância que é dada à Expressão Plástica como meio para a criança se expressar, mostrando os seus interesses e gostos. O presente trabalho pretende basicamente, analisar, descrever e refletir as escolhas realizadas no processo de ensino-aprendizagem, com primordial ocorrência no desenvolvimento da Expressão Plástica, refletindo as experiências gratificantes e enriquecedoras, quer a nível pessoal, quer a nível académico, vividas pela estagiária.
ABSTRACT: This internship report reports about the practices developed in the inter-ship of the Supervised Educational Practice I and Supervised Educational Practice II courses of the Pre-School Education and 1st Cycle Basic Teaching Master's Degree, on a critical and fundamented analysis. Hence, this document represents all the work developed along two internship moments and reflects, in a descriptive and interpretative way, about the process of teaching-learning underlying the interventions developed in Pre-School Education and 1st Cycle Basic Teaching. Throughout the report, are expressed and reflected the pedagogical practices taken as a learning process, relatively to the Expressions field, specifically the Plastic Expression, mobilizing the importance of its usage and its potential to the child's development. The theme resulted of the fact that the Expressions field, more precisely, the Plastic Expression, presents a relevant value to the learning of children, as it's a field through which they can express and develop their creativity. Also, due to the reason of it being a field seen as a link of the other remaining curricular fields, since it's possible to relate and articulate with the various contents and domains. Once applied, it promotes enhanced learning to the overall child development. This way, with an investigation that we conducted at the same time, we had the cooperation of the educators and teachers about the Plastic Expression practice in their daily actions. We conclude that this field has been set apart, unfortunately, mostly by 1st Cycle teachers, due to their concern in carrying out the curricular programs. In addition, it was our goal to understand the importance that is given to Plastic Expression as a mean for the children to express themselves, showing their tastes and interests. This document aims to, mostly, analyze, describe and reflect the choices made in the learning-teaching process, with primordial occurrence in the development of the Plastic Expression, reflecting the gratifying and enriching experiences, whether personally or academically, experienced by the trainee.
Descrição: Mestrado (PES II), Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, 26 de Junho de 2014, Universidade dos Açores.
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/3147
Aparece nas colecções:DCE - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DissertMestradoRaquelPatriciaSantosSousa2014.pdfDocumento Principal1,31 MBAdobe PDFVer/Abrir
DissertMestrado-ANEXOS-RPSS2014.pdfAnexos3,53 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.