Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/3146
Título: A abordagem e o ensino da escrita na Educação Pré-Escolar e no ensino do 1º ciclo do Ensino Básico
Autor: Pimentel, Ana Cristina Lopes
Orientador: Castanho, Maria da Graça Borges
Palavras-chave: Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Ensino da Escrita
Literacia
Prática Educativa
Educational Practices
Elementary School
Teaching Writing
Written Language
Data de Defesa: 1-Jul-2014
Citação: Pimentel, Ana Cristina Lopes. "A abordagem e o ensino da escrita na Educação Pré-Escolar e no ensino do 1º ciclo do Ensino Básico". 2014. xii, 127 p.. (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico) - Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2014.
Resumo: O presente relatório de estágio dá conta do trabalho desenvolvido durante as práticas educativas supervisionadas I e II, decorridas nos contextos de pré-escolar e de 1º ciclo do ensino básico. Este documento tem por base a temática da escrita que se constitui como o fio condutor de todo o trabalho, procurando dar resposta aos seguintes objetivos: apresentar, de forma reflexiva, as práticas de escrita, desenvolvidas pela estagiária em contexto de pré-escolar e do 1º ciclo; analisar as conceções e as representações de práticas de escrita desenvolvidas por educadores de infância e professores do 1º Ciclo e ainda, estabelecer um paralelo entre as práticas da estagiária e dos profissionais de docência relativamente ao domínio em estudo. Com vista à consecução destes objetivos, organizamos o presente trabalho em três capítulos. O primeiro capítulo procura caracterizar os níveis educativos da educação pré-escolar e do ensino do 1º Ciclo, contextos em que realizamos os nossos estágios, bem como descrever o perfil e necessidades de formação dos respetivos profissionais de docência. O segundo capítulo dá conta de um enquadramento teórico sobre a temática de aprofundamento deste relatório. Assim, focamos a literacia emergente, as conceções precoces sobre a escrita, sobre a abordagem à escrita em contexto pré-escolar e o ensino da escrita em contexto de 1º ciclo. Também nos referimos a atividades e ambientes propícios ao desenvolvimento da escrita. O terceiro capítulo apresenta a abordagem investigativa levada a cabo no domínio da escrita. Para o efeito, em primeiro lugar, explicitamos o conjunto de processos metodológicos utilizados, após o que descrevemos, de forma reflexiva, as práticas de escrita desenvolvidas pela estagiária no pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico. Posteriormente, são analisadas as conceções e práticas de abordagem à escrita dos educadores de infância e dos professores de 1º ciclo, dados que nos serviram de base para um exercício de comparação entre as práticas dos docentes e da estagiária. Da totalidade dos resultados obtidos verificou-se que as práticas de escrita estão presentes em ambos os contextos educativos e são desenvolvidas de forma intencional pelos docentes. Constatou-se ainda que, as estratégias privilegiadas no pré-escolar prendem-se com a leitura e a escrita diante das crianças, a valorização e incentivo em relação às tentativas de escrita das crianças, o treino da consciência fonológica e a associação entre texto e imagem. No 1º ciclo verificou-se uma tendência para o desenvolvimento de práticas de escrita que valorizam este domínio da língua, isto é, os docentes envolvem os alunos em estratégias de planificação, textualização e revisão. Porém, denotou-se uma menor presença no discurso dos docentes, em relação a estratégias ligadas ao subprocesso de textualização, o que nos leva a inferir que este poderá ser o subprocesso menos trabalhado pelos professores. Também aferimos que as práticas relatadas tendem a inscrever-se numa perspetiva interativa e comunicativa da escrita, sendo os colegas de turma os interlocutores preferidos.
ABSTRACT: The present teacher training report gives an overview of the work done during the Supervised Educational Practices I and II occurred in the context of preschool education and elementary school. This document is based on writing theme that constitute as a conductor wire of the whole job, seeking to meet the objectives outlined for this report. They were: To present, in a reflexive form, the writing practices developed by the intern in context of preschool and elementary school; To analyze the conceptions and representation of the writing practices by preschool and elementary school teachers and also To establish a parallel between the intern practices and the professional teachers relating to the field of writing. In order to achieve these goals, we organize this work in three chapters. The first chapter seeks to characterize levels of education from preschool education and elementary school teaching, contexts in which we conduct our internships, and seek to describe the profile and training needs of the respective professional teaching. The second chapter gives an account of a theoretical framework on the theme of deepening this report. Thus, we focus on emergent literacy, early conceptions about writing, about the approach to writing in preschool context and the context of the teaching of writing in elementary school. Also we refer to activities and favorable environments to the development of writing. The third chapter presents the investigative approach undertaken in the field of writing. For this purpose, first, we make explicit the set of methodological procedures used, after which we describe, reflexively, the writing practices developed by an intern in preschool and 1st cycle of elementary school. Subsequently we analyze the conceptions and practices of the approach to writing of childhood educators and elementary school teachers, data which served as the basis for an exercise of comparing the practices of teachers and the intern. Based on the full set of results that was obtained, it was found that the writing practices are present in both educational contexts and are developed intentionally by teachers. It was further observed that the main strategies used in preschool relate to reading and writing in front of children, appreciation and encouragement when children do writing activities, the training of phonological awareness and the association between text and image. In elementary school it has been verified that there was a tendency for the development of writing practices that value this field of language as a process, that is, the teachers involve students in planning, writing and review strategies. However it has been denoted a minor presence in the discourse of teachers in relation to strategies linked to sub-process of writing, which leads us to infer that this might be the least sub process worked by teachers. Also we verified that the reported practices tend to be part of an interactive and communicative perspective of writing, being the classmates the preferred interlocutors.
Descrição: Mestrado (PES II), Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, 1 de Julho de 2014, Universidade dos Açores.
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/3146
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