Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/3145
Título: Os suportes de expressão como veículos promotores de aprendizagens no Ensino Pré-Escolar e no 1.º ciclo do Ensino Básico
Autor: Rodrigues, Joana Medeiros
Orientador: Fialho, Adolfo Fernando da Fonte
Palavras-chave: Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Expressão Dramática
Expressão Musical
Expressão Plástica
Prática Educativa
Data de Defesa: 26-Jun-2014
Citação: Rodrigues, Joana Medeiros. "Os suportes de expressão como veículos promotores de aprendizagens no Ensino Pré-Escolar e no 1.º ciclo do Ensino Básico". 2014. xi, 107 p.. (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico) - Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2014.
Resumo: O presente Relatório de Estágio é um documento que está previsto na lei, surge no âmbito do mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, ministrado no Departamento de Ciências da Educação, da Universidade dos Açores. Este trabalho terá a sua incidência nas unidades curriculares de Prática Educativa Supervisionada I (referente ao estágio do Pré-Escolar) e Prática Educativa Supervisionada II (referente ao estágio do 1º Ciclo), numa perspetiva reflexiva das mesmas. Irá refletir o percurso formativo vivenciado nas unidades curriculares em questão, contrapondo-o com a revisão de literatura feita na área. Numa fase posterior, haverá espaço para uma abordagem a questões relativas ao tema integrador de todo o trabalho – Os Suportes de Expressão. Paralelamente à exploração deste tema, faremos o aprofundamento do conhecimento do mesmo e ainda uma referência aos contributos que estes podem trazer ao processo de aprendizagem das crianças. O estudo empírico, realizado transversalmente a todo o processo de conceção do presente documento, confirmou que a utilização de suportes de expressão, quando bem selecionados, promovem uma maior motivação para o processo de aprendizagem, por parte dos alunos. Pudemos ainda comprovar que os suportes de expressão têm alto valor pedagógico na medida em que são instrumentos de desconstrução da complexidade com que muitos assuntos mais teóricos são vistos pelos alunos, tornando estes mesmos assuntos mais acessíveis e, consequentemente, de mais fácil compreensão. Porém, é imprescindível que os educadores/professores estejam abertos à implementação de tarefas de natureza mais lúdica em contexto da sua lecionação, adequando-as ao grupo com quem trabalham. Em suma, apenas há que acrescentar que toda a elaboração deste trabalho foi sempre feita de espírito aberto, atitude imprescindível à construção de uma boa aprendizagem profissional. Aprofundou-se conhecimentos e competências inerentes à profissão docente e refletiu-se sobre a importância e a seleção dos suportes de expressão, ferramentas potencializadores de múltiplas aprendizagens.
ABSTRACT: This Traineeship Report is a document that is required by law as part of the Master’s Degree in Preschool Education and First Cycle of Basic Education, taught in the Department of Educational Sciences of the University of the Azores. This work will focus on the curricular units of Supervised Educational Practice I (cocerning the Preschool traineeship) and Supervised Educational Practice II (related to the Stage First. Cycle traineeship), in a reflective perspective. It will reflect the training pathway acquired in the course units concerned, in contrast with the literature revision done in the area. At a further stage, there will be space for an approach to issues concerning the integral theme of the whole work – Expression Means. Inherent in this theme we will deepen its knowledge and even a reference to the contributions it can give to children's learning process. The empirical study, conducted across the entire design process of this document, has confirmed that the use of expression means, when well-chosen, promotes a greater motivation to the process of learning by the students. We could also confirm that the expressions means have high educational value since they are tools to deconstruct the complexity with which many more theoretical subjects are seen by students, making these subjects more accessible and therefore more easily understood. However, it is imperative that educators / teachers are open to implementing tasks of a more playful nature in the context of their teaching, suiting them the group they work with. In short, it must only be added that all this work was done with an open mind, an essential attitude to building a good professional apprenticeship. We deepened knowledge and skills inherent in the profession of educator / teacher and reflected on the importance and selection of expression means, as augmenting learning tools.
Descrição: Mestrado (PES II), Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 26 de Junho de 2014, Universidade dos Açores.
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/3145
Aparece nas colecções:DCE - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DissertMestradoJoanaMedeirosRodrigues2014.pdf1,43 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.