Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/3115
Título: Perspetiva da comunidade docente sobre a relação entre a autoavaliação da escola e o seu projeto curricular: um estudo de caso numa escola básica e secundária
Autor: Silva, Maria Lassalete Pereira Alves
Orientador: Sousa, Francisco (José Rodrigues)
Serpa, Margarida Damião
Palavras-chave: Auto-Avaliação
Avaliação Escolar
Currículo
Educação
Ensino Secundário
Projecto Educativo
Data de Defesa: 21-Jan-2013
Citação: Silva, Maria Lassalete Pereira Alves. "Perspetiva da comunidade docente sobre a relação entre a autoavaliação da escola e o seu projeto curricular: um estudo de caso numa escola básica e secundária". 2008. 101 p.. (Dissertação de Mestrado em Educação (Concepção e Desenvolvimento de Projectos Educativos). Angra do Heroísmo: Universidade dos Açores, 2012.
Resumo: A avaliação de escolas tem adquirido, nos últimos anos, visibilidade no sistema educativo português, conduzindo a uma maior agitação dos seus intervenientes neste campo. A Lei nº31/2002, de 20 de dezembro, que aprova o sistema da avaliação da educação do ensino não superior, foi um passo importante para o desenvolvimento de uma cultura de avaliação de escolas, de onde se realça o caráter obrigatório da autoavaliação dos estabelecimentos de ensino. Esta investigação tem como objetivo central obter dados empíricos que, em conformidade com a problemática e subjacente a um contexto de avaliação, contribuam para compreender melhor os efeitos da implementação do processo de autoavaliação na Escola, em particular na elaboração do respetivo Projeto Educativo. O presente trabalho consiste num estudo qualitativo realizado numa escola básica e secundária dos Açores, para o qual se utilizaram como ferramenta de recolha de informação entrevistas realizadas a seis docentes, designadamente, coordenadora do relatório de autoavaliação, diretores de turma, presidente da assembleia de escola e coordenador de departamento, sendo membro da equipa de autoavaliação, vice-presidente do Conselho Executivo e a coordenadora dos diretores de turma e membro da equipa de autoavaliação. Tratou-se de docentes que acompanharam de alguma forma os processos de autoavaliação da escola. Procedeu-se também à análise documental dos relatórios de autoavaliação da escola. Os resultados obtidos levaram-nos a concluir que a implementação do processo de autoavaliação foi sentida com alguma resistência da parte dos atores educativos, havendo ainda algum desconhecimento por parte dos agentes educativos. Ficou sobretudo uma importante sensibilização não só para a reflexão acerca da importância da prática da autoavaliação, enquanto instrumento de melhoria para a escola e mecanismo de prestação de contas no quadro da regulação da educação, mas também para as dificuldades sentidas na sua operacionalização. Da análise das entrevistas, em particular daquelas em que os entrevistados faziam parte da equipa de autoavaliação, podemos concluir que mesmo assim a autoavaliação teve implicações no Projeto Curricular da Escola, nomeadamente com a inclusão de novos aspetos, tais como: as articulações horizontais e verticais dos conteúdos, os perfis de desempenho, as atividades de desenvolvimento curricular, o perfil do diretor de turma, os critérios de constituição de turmas e ainda os critérios de distribuição de serviço.
ABSTRACT: The evaluation of schools has in recent years acquired the visibility in the Portuguese education system, which leaded to a greater agitation of the intervener in this field. The Law No. 31/2002 of 20 December, which approves the assessment system of the education of the non-high education level, was an important step towards the development of a school evaluation culture, where the mandatory nature of self-evaluation of schools is emphasized. This study is a qualitative study made in a primary and secondary school in the Azores. The interviews were used as an information gathering tool held with six teachers, namely, coordinator of the self-assessment report, the class teachers, president of the school assembly and department coordinator, being also a member of the self-assessment team, vice president of the Executive Council and coordinator of the class teachers and member of self-assessment team. They were teachers who followed in any/some way the self-assessment processes of the school. Also a documental analysis of the reports of school self-assessment was done. The results led us to conclude that the implementation of the self assessment process was felt with some resistance on the part of educational actors, but there is still some unawareness of educators. It was mainly an important awareness not only to reflect on the importance of the practice of self assessment as a tool for school improvement and accountability mechanism in the context of educational regulation, but also for the difficulties felt in its operationalization. From the interviews, in particular those whose teachers were part of the team self-assessment, we can thus conclude that even the self-assessment had implications in the School Curriculum Project, namely with the inclusion of new aspects, such as horizontal and vertical joints of contents, performance profiles, the curriculum development activities, the profile of the class teacher, the criteria for class formation and even the criteria for service delivery.
Descrição: Dissertação de Mestrado, Educação (Concepção e Desenvolvimento de Projectos Educativos), 21 de Janeiro de 2013, Universidade dos Açores.
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/3115
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