Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/3114
Título: Estratégias de abordagem à escrita criativa em educação pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico
Autor: Nunes, Catarina Machado Pamplona
Orientador: Santos, Ana Isabel
Palavras-chave: Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Escrita Criativa
Prática Educativa
Data de Defesa: 2-Jul-2013
Citação: Nunes, Catarina Machado Pamplona. "Estratégias de abordagem à escrita criativa em educação pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico". 2013. 129 p.. (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico: Relatório de Estágio). Angra do Heroísmo: Universidade dos Açores, 2013.
Resumo: Este Relatório de Estágio surge no âmbito das disciplinas de Prática Educativa Supervisionada I e II, inseridas no plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, do Departamento de Ciências de Educação da Universidade dos Açores. A área escolhida para aprofundar, aquando dessas mesmas práticas, foi a área da escrita, especificamente a escrita criativa. O interesse por este tema despertou, de início, devido a um trabalho que foi realizado durante a Licenciatura em Educação Básica. Contudo, além deste facto, verificou-se também que as crianças que constituíam a turma de Educação Pré-Escolar não se encontravam muito estimuladas para a escrita, apesar da grande maioria se encontrar a finalizar este nível de educação; fator este que nos fez decidir, definitivamente, enveredar por este tema. Por tudo isto, e também por considerar um tema muito interessante e que se encontra em voga atualmente, decidiu-se explorá-lo mais, aprofundando-o e propondo atividades práticas nos diferentes níveis de escolaridade (não só na Educação Pré-Escolar, mas também ao nível do 1º Ciclo do Ensino Básico). Desta forma, o principal objetivo deste trabalho é o de se tentar estimular, nestes grupos de crianças, o gosto pela escrita, usando o lúdico e trabalhando a criatividade. Ao longo deste trabalho abordaremos a escrita em geral e a escrita criativa em particular, mostrando exemplos de atividades realizadas e outras ideias possíveis. Após a realização deste trabalho podemos afirmar que a utilização de estratégias de escrita criativa, para estimulação do gosto pela escrita, tornam-se muito vantajosas no percurso escolar das crianças, como forma de os incentivar a escrever mais e melhor.
ABSTRACT: This internship report arises in the framework of the subject of Supervised Educational Practice I and II, which is part of the curriculum for a Masters in Pre-School and Primary School Education, of the Department of Educational Science of the University of the Azores. The selected area that is to be studied in-depth, with regards to these options, is the area of writing, specifically creative writing. Interest in this subject occurred originally with a project that was done for the Degree in Basic Education. Besides this fact, however, we realized that the children that constituted the Pre-school class were not very stimulated when it came to writing, despite the fact that the vast majority were at the end of this educational level; this being the factor that made us decide to definitively choose this theme. Due to all this and also because we consider this to be a very interesting theme which is currently popular, we decided to explore it further, and in a more in-depth way, by proposing practical activities for the different school levels (not only in pre-school education but also at the primary school level). In this way, the principal objective of this report is to try to stimulate, in these groups of children, a taste for writing, using fun and games, and working on creativity. Throughout this report, we will address writing in general and creative writing in particular, showing examples of activities that we did and other possible ideas. After the completion of this report we can affirm that the use of creative writing strategies, to stimulate an enjoyment of writing, becomes very advantageous to the children’s learning plan, as a means of encouraging them to write more and better.
Descrição: Mestrado, Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, 2 de Julho de 2013 (Relatório de Estágio).
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/3114
Aparece nas colecções:DEDU - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DissertMestradoCatarinaMachadoPamplonaNunes2013.pdf2,59 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.