Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/3107
Título: Eficiência in vivo e in vitro, de três diluidores de sémen de coelho refrigerado
Autor: Parreira, Lisandra Ventura
Orientador: Silva, Joaquim Fernando Moreira da
Chaveiro, António Eduardo Nobre
Palavras-chave: Citometria de Fluxo
Coelho
Concentração de Espermatozóides
Sémen
Data de Defesa: 12-Jun-2014
Citação: Parreira, Lisandra Ventura. "Eficiência in vivo e in vitro, de três diluidores de sémen de coelho refrigerado". 2014. 129 p.. (Dissertação de Mestrado em Engenharia Zootécnica). Angra do Heroísmo: Universidade dos Açores, 2013.
Resumo: Diversos estudos têm sido realizados ao sémen, avaliando essencialmente a concentração de espermatozóides (SPZ), a sua mobilidade e morfologia. A viabilidade do sémen muitas vezes é testada através da mobilidade espermática, pois é sempre necessário uma boa motilidade dos SPZ para que o sémen consiga atingir o oócito e fecundar. O estado do acrossoma é um dos parâmetros importantes a analisar, pois este encontra-se relacionado com o processo de penetração do SPZ no oócito. Este trabalho teve como objetivo testar a eficiência in vitro e in vivo, de três diluidores de sémen de coelho refrigerado. Para a testagem dos meios de diluição in vitro utilizou-se a técnica de citometria de fluxo, com dois fluorocromos, sendo que para testar a viabilidade utilizou-se o Sybr-14/Pi e para testar a integridade do acrossoma utilizou-se o fluorocromo FITC-PSA/Pi. Para o teste aos diluidores in vivo, utilizou-se a técnica de inseminação artificial (IA), realizando a recolha de sémen e posteriormente diluir o sémen nos respetivos diluidores e inseminar as coelhas. Com base nos resultados obtidos pela análise por citometria de fluxo, no teste a viabilidade o diluidor Lactato de Ringer (LR), apresenta uma média superior ao meio Gema de Ovo (GO) e Leite Desnatado (LD), mas não apresentando diferenças significativas (P> 0.05). Para o teste a integridade do acrossoma, através dos resultados obtidos pela análise do citómetro de fluxo, pode-se verificar que o meio de diluição LR apresenta novamente, médias superiores aos outros meios, mas sem apresentar diferenças significativas (P> 0.05). Ao comparar a média dos meios de diluição testados in vivo, é possível verificar que os meio LR apresentam uma média superior de láparos nascidos vivos, sendo que é observado que existe uma diferença significativa (P≤ 0.05) com o meio GO.
Descrição: Dissertação de Mestrado, Engenharia Zootécnica, 12 de Junho de 2014, Universidade dos Açores.
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/3107
Aparece nas colecções:DCA - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DissertMestradoResumoIndIntrodLVP2014.pdfResumo, Índice, Introdução439,87 kBAdobe PDFVer/Abrir
DissertMestradoLisandraVenturaParreira2014.pdfDissertação de Mestrado1,14 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.