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Título: A incidência da avaliação sumativa externa (provas de aferição) nas práticas docentes do 1.º ciclo do Ensino Básico e nos projetos curriculares de turma
Autor: Leite, Sandra Andreia Pinho
Orientador: González, Pedro Francisco
Palavras-chave: Avaliação Sumativa
Educação
Ensino Básico (1º Ciclo)
Gestão Curricular
Curriculum Management
Design Class Curriculum
Educational System
Data de Defesa: 19-Mar-2013
Citação: Leite, Sandra Andreia de Pinho. "A incidência da avaliação sumativa externa (provas de aferição) nas práticas docentes do 1.º ciclo do Ensino Básico e nos projetos curriculares de turma". 2013. 129 p.. (Dissertação de Mestrado em Educação: Desenvolvimento e Concepção de Projectos Educativos). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2012.
Resumo: Empiricamente nas escolas portugueses, professores e a própria comunidade educativa denuncia a ocorrência de efeitos negativos resultante da aplicação de Provas de Aferição no 1.º CEB. Os professores muitas vezes ficam num clima de tensão (na preparação das suas aulas) quando têm de preparar um grupo de alunos para as Provas, daí a pertinência deste estudo. A principal intenção desta investigação é compreender se a organização do trabalho dos professores do 1.º CEB, nomeadamente as práticas pedagógicas são alteradas com a introdução de um dispositivo de avaliação sumativa externa, neste caso as Provas de Aferição no quarto ano de escolaridade e se estas são refletidas nos seus Projetos Curriculares de Turma (PCT), numa perspetiva de conhecimento prático desunido na sua prática docente. Pretende-se essencialmente perceber como é que as práticas letivas são influenciadas pela introdução das Provas de Aferição e de que forma estão relacionadas com os PCT. Foi utilizada uma metodologia predominantemente qualitativa com recurso a instrumentos de recolha de dados como o inquérito por questionário e a entrevista semi-estruturada: pretendendo saber como os professores concetualizam as Provas de Aferição e os sentidos atribuídos ao Projeto Curricular de Turma enquanto instrumento de autonomia pedagógica, neste ciclo de ensino. Todos os professores estudados sentiram nitidamente a pressão que a Prova exercia, e todos reagiram de igual modo. Verificou-se ainda que nenhum professor fez referência à avaliação sumativa externa (Provas de Aferição) nos seus PCT. Desta investigação permitiu elaborar algumas conclusões das quais surgirão como um contributo para o desenvolvimento e melhoria da qualidade das mesmas, numa perspetiva reflexiva e de aperfeiçoamento contínuo e para futuras investigações.
ABSTRACT: Empirically Portuguese schools, teachers and the educational community itself denounces the occurrence of adverse effects resulting from the application of Assessment Tests in Primary school. Teachers are often in a climate of tension (in preparing their lessons) when they have to prepare a group of students for exams, hence the relevance of this study. The primary intent of this research is to understand the organization of teachers' work 1. Primary school, including teaching practices are changed with the introduction of a device external summative assessment, in this case the Assessment Tests in the fourth grade and up these are reflected in their Class Curriculum Projects (PCT), a disjointed perspective of practical knowledge in their teaching practice. It is intended primarily understand how lective practices are influenced by the introduction of Assessment Tests and how they are related to the PCT. A methodology using predominantly qualitative data collection instruments such as questionnaire survey and semi-structured interview: pretending to know how teachers conceptualize the Assessment Tests and the meanings attributed to the Project Curriculum Class as an instrument of pedagogic autonomy this teaching cycle. All teachers studied clearly felt the pressure exerted proof, and all reacted similarly. It was also found that no teacher made reference to external summative assessment (Assessment Tests) in their PCT. This research allowed to draw some conclusions which emerge as a contribution to the development and improvement of their quality, and a reflective perspective of continuous improvement and for future research.
Descrição: Dissertação de Mestrado, Educação (Desenvolvimento e Concepção de Projectos Educativos), 19 de Março de 2013, Universidade dos Açores.
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/3105
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