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Título: Ansiedade, satisfação e bem-estar em finalistas e profissionais de psicologia em início de carreira
Autor: Simões, Bruno Miguel Neves
Orientador: Peixoto, Ermelindo Manuel
Palavras-chave: Ansiedade
Bem-Estar Pessoal
Satisfação Profissional
Anxiety
Job Satisfaction
Personal Wellness
Data de Defesa: 11-Abr-2014
Citação: Simões, Bruno Miguel Neves. "Ansiedade, satisfação e bem-estar em finalistas e profissionais de psicologia em início de carreira". 2014. 166 p.. (Dissertação de Mestrado em Psicologia da Educação). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2013.
Resumo: O presente estudo tem como objetivo verificar se existem diferenças nos níveis de Ansiedade, Satisfação no Trabalho e Bem-Estar Pessoal em alunos finalistas do curso de psicologia e profissionais em início de carreira e se de alguma forma poderão ser influenciados pela forma como, representativamente, foram preparados academicamente para a vida profissional. Para que fosse possível uma amostra considerável para o estudo, os instrumentos foram passados a alunos da Universidade dos Açores, da Faculdade de Psicologia da Universidade de Coimbra e do Instituto Superior Miguel Torga. Relativamente aos profissionais, pertenciam a diversos serviços de psicologia, pública e privada. A amostra é constituída por 200 indivíduos de ambos os sexos, dos quais 100 são estudantes finalistas de Psicologia e outros 100 são já profissionais de psicologia ou encontram-se a efetuar estágio profissional. Para a recolha de dados foi utilizado um questionário de dados pessoais, o STAI (Inventário de Ansiedade Estado Traço), versão traduzida, de Silva e Spielberger (2011), o Questionário de Satisfação no Trabalho da autoria de José Luís Pais Ribeiro e o Questionário de Bem-Estar Pessoal, criado por Cummins et al. (2001) e traduzido e validado por Pais Ribeiro e Cummins (2006). Para o tratamento estatístico dos dados foi utilizado o SPSS (Statistical Package for Social Sciences, IBM), versão 20. Dos resultados que se obtiveram salienta-se que os indivíduos que se sentem mais satisfeitos com a sua preparação para a vida profissional são também os que apresentam menores níveis de ansiedade. Relativamente à Ansiedade verificou-se que esta influencia negativamente o Bem-Estar Pessoal e a Satisfação Profissional e que quem está satisfeito profissionalmente apresentam maiores índices de Bem-Estar Pessoal.
ABSTRACT: This study aims to determine whether there are differences in levels of Anxiety, Job Satisfaction and Personal Wellness of psychology students in their final year and professionals in early career and if somehow they may be influenced by their representations of the way they were academically prepared for professional life. In order to obtain a larger sample of participants, instruments were passed to students of the University of the Azores, the Faculty of Psychology of the University of Coimbra and the Miguel Torga Institute for Higher Learning. With regard to professionals, they belong to various psychological services, public and private. The sample consists of 200 individuals of both sexes, of which 100 are graduate students of psychology and another 100 are either professionals of psychology, or are involved in their professional practicum. For data collection, the following instruments were used: a questionnaire for the gathering of personal data; the STAI (State Trait Anxiety Inventory), translated Portuguese language version by Silva and Spielberger (2011); the Job Satisfaction Questionnaire by José Luis Pais Ribeiro; and the Personal Wellbeing Index Created, by Cummins et al. (2001), translated and validated by Pais Ribeiro and Cummins (2006). For the treatment of statistical data, the SPSS (Statistical Package for Social Sciences, IBM), version 20 was used. From the results obtained it should be noted that individuals who are more satisfied with their preparation for professional life are also those with lower levels of anxiety. Regarding Anxiety, findings indicate that this personal characteristic negatively influences the Personal Wellness and Professional Satisfaction. Also, participants who indicated that they were professionally satisfied showed higher personal wellness.
Descrição: Dissertação de Mestrado, Psicologia da Educação, 11 de Abril de 2014, Universidade dos Açores.
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/3099
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