Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/3095
Título: Os padrões e a resolução de problemas no 1º ciclo do ensino básico: potencialidades para o ensino-aprendizagem da matemática
Autor: Castro, Maria do Rosário Ávila
Orientador: Cascalho, José Manuel
Teixeira, Ricardo Emanuel Cunha
Palavras-chave: Educação
Ensino Básico (1º Ciclo)
Ensino da Matemática
Matemática
Data de Defesa: 27-Jun-2014
Citação: Castro, Maria do Rosário Ávila de. "Os padrões e a resolução de problemas no 1º ciclo do ensino básico: potencialidades para o ensino-aprendizagem da matemática". 2014. ix, 81 p.. (Dissertação de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico). Angra do Heroísmo: Universidade dos Açores, 2014.
Resumo: […]. Com a elaboração deste trabalho e refletindo sobre o percurso realizado, conclui-se que as tarefas implementadas, além de estimularem a identificação, construção e compreensão de padrões, proporcionaram aos alunos a oportunidade de comunicar em linguagem matemática e de generalizar padrões estudados, com claras vantagens para o desenvolvimento da capacidade de abstração. A exploração de padrões também contribuiu de forma pertinente para estimular o processo de resolução de problemas. Pudemos constatar que, nos primeiros anos de escolaridade, a descoberta de padrões e a resolução de problemas são grandes potenciadores da atividade matemática, ao nível das capacidades de visualização, imaginação, generalização e comunicação.
ABSTRACT: […]. With the making of this work and looking back to the process that it took, we can conclude that the implemented tasks not only stimulated the identification, construction and comprehension of patterns, but also offered students the opportunity to communicate in a mathematical language and to generalize studied patterns, with clear advantages for the improvement of the capacity of abstraction. The development of patterns also pertinently contributed for the stimulation of the process of problem solving. We could observe that in the early school years the discovery of patterns and the resolution of problems foster the visualization, imagination, generalization and communication skills and in that sense, they contribute decisively to improve the quality oh mathematical activity in the classroom.
Descrição: Mestrado (PES II), Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, 27 de Junho de 2014, Universidade dos Açores (Relatório de Estágio).
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/3095
Aparece nas colecções:DCE - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DissertMestradoMariaRosarioAvilaCastro2014.pdf1,5 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.