Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/3066
Título: Formação para a implementação do programa de Português do Ensino Básico na Região Autónoma dos Açores
Autor: Mira Leal, Susana
Morais, Filomena
Rodrigues, Gabriela
Palavras-chave: Formação de Professores
Apropriação Curricular
Ensino do Português
Desenvolvimento Curricular
Desenvolvimento Profissional
Data: Jan-2014
Editora: Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE)
Citação: Mira Leal, Susana; Morais, Filomena; Rodrigues, Gabriela (2014). "Formação para a implementação do programa de Português do Ensino Básico na Região Autónoma dos Açores", Trabalho apresentado em II Encontro Luso-Brasileiro sobre o Trabalho e a Formação Docente, In Trabalho Docente e Formação: Políticas, Práticas e Investigação: Pontes para a mudança, ed. Amélia Lopes et al., 673-687. ISBN 978-989-8471-13-0. Porto: CIIE - Centro de Investigação e Intervenção Educativas.
Resumo: As alterações nas políticas curriculares demandam mudanças nas práticas docentes. A extensão e alcance dessas mudanças decorrem, entre outros aspetos, do modo como os professores se apropriam dessas alterações e as recontextualizam. Esse processo não é simples, nem rápido ou linear. É atravessado por tensões e dinâmicas (Mira Leal, 2012) que têm lugar privilegiado na escola, ora de forma informal, por iniciativa e organização dos próprios professores, ora de forma formal, por vontade e programação da tutela ou dos responsáveis escolares, podendo ser impulsionado por iniciativas formativas externas. Assim sucedeu, no país e na Região Autónoma dos Açores (RAA), na sequência da promulgação em 2009 do atual programa de Português do Ensino Básico. O processo formativo então iniciado teve como objetivo central apoiar os professores de Português na apropriação do novo enquadramento curricular e facilitar transformações nas suas práticas. Na RAA, o processo compreendeu, nas duas primeiras fases (2009-2011), formação presencial e a distância de cerca de oito dezenas de professores de Português do EB das diversas ilhas, dinamizada por uma equipa de formadores acreditada para o efeito, e a "replicação" dessa formação nas respetivas escolas; e, numa terceira fase (2011-2013), um trabalho colaborativo dinamizado, ao nível das escolas, por equipas de acompanhamento constituídas por formandos e formadores envolvidos nas fases anteriores da formação. Neste trabalho damos conta de alguns resultados do estudo em curso com vista à compreensão e discussão desse processo formativo nas suas variadas dimensões e implicações educativas. Os resultados apresentados referem-se especificamente à segunda fase da formação e respeitam às representações dos formandos acerca da adequação, utilidade e impacto dos processos formativos empreendidos, bem como acerca dos constrangimentos experimentados. Os dados apresentados resultaram da análise de conteúdo de relatórios produzidos pelos formandos.
Descrição: II Encontro Luso-Brasileiro sobre o Trabalho e a Formação Docente, 1 a 3 de Novembro de 2013, FCEUP, Porto, Portugal.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/3066
ISSN: 978-989-8471-13-0
Aparece nas colecções:DEDU - Comunicações a Conferências / ConferenceItem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Formacao para a implementacao do programa de Portugues do Ensino Basico na RAA 2013.pdf937,04 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.