Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/3065
Título: Representações de professores sobre o trabalho com alunos do programa Oportunidade I
Autor: Botelho, Ana Beatriz Gouveia
Mira Leal, Susana
Palavras-chave: Política Curricular
Recuperação da Escolaridade
Representações de Professores
Trabalho Docente
Data: Jan-2014
Editora: Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE)
Citação: Botelho, Ana Beatriz; Mira Leal, Susana (2014). "Representações de professores sobre o trabalho com alunos do programa Oportunidade I", Trabalho apresentado em II Encontro Luso-Brasileiro sobre o Trabalho e a Formação Docente, In Trabalho Docente e Formação: Políticas, Práticas e Investigação: Pontes para a mudança, ed. Amélia Lopes et al., 4533-4546. ISBN 978-989-8471-13-0. Porto: CIIE - Centro de Investigação e Intervenção Educativas.
Resumo: As elevadas taxas de abandono e insucesso escolar constituem um desafio para as escolas e demais responsáveis educativos. Em resposta, os governos têm reforçado políticas de diferenciação curricular e pedagógica. A implementação de programas educativos orientados para a recuperação de escolaridade é uma das medidas que tem vindo a ser adotada na Região Autónoma dos Açores. De entre esses programas, destacamos o Oportunidade, atualmente em vigor na Região. Criado em 2001, este programa foi substituído temporariamente (entre 2006/2007 e 2008/2009) pelo Percurso PERE (Programas Específicos de Recuperação da Escolaridade), tendo sido retomado em 2009 e, entretanto, reformulado em 2010 e 2011, contando com quatro subprogramas: Oportunidade I, Oportunidade II, Oportunidade III e Oportunidade Profissionalizante. Em 2009/2010, desenvolvemos um estudo descritivo e interpretativo, que teve como propósitos, entre outros aspetos, apreender as representações de professores do 1.º e do 2.º ciclo relativamente ao subprograma Oportunidade I e aos alunos que o frequentam e compreender as especificidades do trabalho pedagógico desenvolvido por aqueles no âmbito do referido subprograma. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas a 15 professores do 1.º e do 2.º ciclo das 8 escolas básicas integradas da ilha de S. Miguel que trabalhavam à data com alunos do subprograma Oportunidade I. Ao desvelar o pensamento dos professores acerca da relevância e adequação desses programas, dos alunos que os frequentam e do trabalho pedagógico realizado no contexto, este estudo apoia a avaliação dos programas de recuperação da escolaridade implementados na Região Autónoma dos Açores, em particular, ao mesmo tempo que levanta questões relativamente às políticas e práticas educativas que buscam o combate ao abandono e ao insucesso escolar, em geral.
Descrição: II Encontro Luso-Brasileiro sobre o Trabalho e a Formação Docente, 1 a 3 de Novembro de 2013, FCEUP, Porto, Portugal.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/3065
ISSN: 978-989-8471-13-0
Aparece nas colecções:DEDU - Comunicações a Conferências / ConferenceItem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Representacoes de professores sobre o trabalho com alunos do programa Oportunidade I 2013.pdf843,62 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.