Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/3063
Título: Promovendo a relevância do currículo no ensino do Português
Autor: Mira Leal, Susana
Massa, Sara
Palavras-chave: Ensino do Português
Investigação-acção
Relevância Curricular
Desenvolvimento Profissional
Data: 2013
Editora: Almedina
Citação: Mira Leal, Susana; Massa, Sara (2013). "Promovendo a relevância do currículo no ensino do Português". In «Investigação para um currículo relevante», ed. F. Sousa, L. Alonso & M. C. Roldão, 115-129. ISBN: 978-972-40-5156-7. Coimbra: Almedina.
Resumo: A relevância da aprendizagem do Português no currículo escolar é um dado socialmente incontestado e cultural e economicamente relevante. Contudo, aos olhos dos alunos, aquela nem sempre se apresenta evidente para além da sua utilidade imediata ao nível académico, facto que concorre para uma desvalorização da relevância curricular da área por parte dos alunos, que é necessário contrariar. Tarefa que se impõe aos professores em geral e de Português em particular.
Descrição: O projeto Enhancing Curriculum Relevance (ENCUR) consistiu num projeto de investigação-ação de âmbito europeu, desenvolvido por uma equipa constituída por professores universitários e do ensino básico de Portugal e da Roménia. Este projeto surgiu de uma preocupação comum aos professores universitários e do ensino básico: a necessidade de compreender quais as razões subjacentes ao desinteresse manifestado por vários alunos relativamente à escola e ao currículo. A equipa de investigação partiu da hipótese de que esse desinteresse poderia estar associado a um défice de reconhecimento da escola e do currículo para a sua vida extraescolar. Tratando-se de um projeto de investigação-ação colaborativa, nos casos em que se confirmou a referida hipótese, a equipa desenvolveu e implementou um plano estratégico de ação, no sentido de promover o reconhecimento, por parte do aluno, da utilidade da escola e do currículo para a vida fora da escola. As estratégias adotadas permitiram alunos compreender e reconhecer a importância do currículo na interação com o mundo. Também possibilitou a promoção de dinâmicas de trabalho colaborativo entre docentes.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/3063
ISBN: 978-972-40-5156-7
Aparece nas colecções:DCE - Parte ou Capítulo de um Livro / Part of Book or Chapter of Book

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Promovendo a relevancia do curriculo no ensino do Portugues.pdf1,03 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.