Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/2985
Título: Inserção no mercado de trabalho de jovens com baixas qualificações escolares: o caso de um bairro social do concelho de Ribeira Grande
Autor: Faria, Patrícia Tavares
Orientador: Diogo, Fernando
Palavras-chave: Escolarização
Exclusão Social
Jovens
Integração Laboral
Pobreza
Sociologia
Trabalho
Ribeira Grande (Açores)
Açores
Poverty
School
Social Exclusion
Work
Young People
Azores
Data de Defesa: 31-Mar-2014
Citação: Faria, Patrícia Tavares. "Inserção no mercado de trabalho de jovens com baixas qualificações escolares: o caso de um bairro social do concelho de Ribeira Grande". 2014. 94, [18] p.. (Dissertação de Mestrado em Sociologia) - Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2013.
Resumo: Vivemos em sociedades altamente competitivas e em tempos marcados pela incerteza, principalmente quando falamos no acesso ao mercado de trabalho. Neste contexto social e económico as qualificações escolares são, cada vez mais, um critério de seleção da mão-de-obra por parte das entidades empregadores, que na procura de maior produtividade, apostam numa mão-de-obra qualificada. Contudo, existem contextos sociais, nomeadamente mais desfavorecidos, em que os jovens acabam por abandonar o sistema de ensino precocemente, ignorando, por vezes, as consequências que este abandono pode ter nas suas trajetórias profissionais. Com percursos profissionais marcados pela instabilidade, em virtude dos baixos níveis de instrução, estes jovens acabam por reproduzir a posição social dos seus pais entrando, assim, num círculo de exclusão social e/ou pobreza, O presente trabalho procurou abordar o processo de acesso ao mercado de trabalho por parte de jovens com baixas qualificações escolares oriundos de contextos sociais desfavorecidos de forma intensiva sob a forma de estudo de caso, tendo sido para tal delineados os seguintes objetivos: i) analisar o impacto das baixas qualificações escolares no acesso ao mercado de trabalho tendo em conta as transformações que têm ocorrido no mercado de trabalho; ii) compreender o papel das origens sociais no acesso ao mercado de trabalho como forma de aferir os processos de reprodução e mobilidade social.
ABSTRACT: We live in highly competitive societies and at times marked by uncertainty specially, when it becomes to the labor market access. In this social and economic context school skills are, increasingly, the main criterion in the process for selection of hand labor by the employers, who in the search for a higher productivity lean to a qualified hand labor. However, there are social contexts, in particular the disadvantaged ones, in which young people end up leaving the education system early, sometimes ignoring, the consequences of this neglect on their career path. With careers marked by instability, due to the low levels of education, these young people end up reproducing the social status of their parents entering in a circle of social exclusion and / or poverty. The present work sought to address the process of access to the labor market for young people with low school skills from disadvantaged social contexts in the form of a case study, having been designed for such the following objectives: i) Examine the impact of low school skills in access to labor market taking into account the changes that have occurred in the labor market; ii) Understand the role of social backgrounds in the access to the labor market as a way to measure the process of social reproduction and social mobility.
Descrição: Dissertação de Mestrado, Sociologia, 31 de Março de 2014, Universidade dos Açores.
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/2985
Aparece nas colecções:DHFA - Dissertações de Mestrado / Master Thesis



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.