Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/2974
Título: O Atlântico Revolucionário: circulação de ideias e de elites no final do Antigo Regime
Autor: Rodrigues, José Damião
Palavras-chave: Antigo Regime
Elites
História do Atlântico
História dos Açores
Império
Data: Dez-2012
Editora: CHAM
Citação: Rodrigues, José D. coord. (2012). "O Atlântico Revolucionário: circulação de ideias e de elites no final do Antigo Regime", ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-989-8492-16-6. «Estudos & Documentos, 17», Ponta Delgada: CHAM.
Resumo: A temática dos impérios conheceu nas últimas décadas um novo fôlego, bem patente na edição de importantes estudos de análise de um quadro imperial específico ou de âmbito comparativo; nas inúmeras edições relativas às independências ibero-americanas; mas também na publicação de artigos em revistas especializadas que pretendem interrogar quer a teoria e a história dos impérios, quer o próprio objecto "império". Este revigoramento da história dos impérios está, por certo, associada em parte ao surto da Atlantic history, da world history e da global history - e às críticas que lhes são dirigidas -, mas decorre igualmente da constatação de que não é possível pensar a história mundial sem uma referência às formações e às ideologias imperiais, pelo que importa analisar a emergência da ideia de "império", o conteúdo do conceito, as heranças culturais e as mútuas influências e a articulação entre a teoria e a prática políticas, sobretudo a partir do século XV, quando entraram em cena novos tipos de construções imperiais decorrentes da expansão ultramarina europeia, os impérios "marítimos", geograficamente descontínuos. Neste contexto historiográfico, uma das vertentes mais dinâmicas é aquela que, na esteira de obras pioneiras como as de Jacques Godechot e Robert Roswell Palmer, que chamaram a atenção para a necessidade de se pensar a unidade do mundo atlântico, tem colocado no centro da pesquisa e dos debates o "Atlântico das revoluções". De facto, inúmeros estudos dados à estampa em anos próximos têm interrogado e revisitado o impacto das reformas ensaiadas na centúria de Setecentos, sobretudo nos espaços ibéricos, das "frondas" e revoltas e das guerras napoleónicas na gradual transformação das relações entre os centros políticos europeus e as suas periferias, em particular as americanas, e na desagregação imperial no mundo atlântico na viragem para um novo século.
Descrição: Compilação de textos apresentados no Colóquio internacional que teve lugar em Angra do Heroísmo nos dias 4, 5 e 6 de Novembro de 2010.
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/2974
ISBN: 978-989-8492-16-6
Aparece nas colecções:DHFA - Livro / Book

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
JDR_O_Atlantico_Revolucionario.pdf3,83 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.