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Título: The influence of teenagers on Family's Vacation Choice
Outros títulos: A influência dos adolescentes no processo de compra de viagens de lazer
Autor: Tiago, Maria Teresa Borges
Tiago, Flávio Borges
Palavras-chave: Teenagers
Family Decision-Making
Vacations
Tourism
Processo de Decisão de Compra
Adolescente
Viagem de Lazer
Turismo
Data: 2013
Editora: Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve
Citação: Tiago, Maria T. B.; Tiago, Flávio G. B. (2013). "The influence of teenagers on Family's Vacation Choice", Tourism & Management Studies, 9(1), 28-34. ISSN: 2182-8458.
Resumo: A interação e influência das crianças e dos adultos nos processos de decisão de compra familiares têm sido alvo de inúmeros trabalhos académicos. As evidências empíricas apontam para uma decisão partilhada, quer na fase de reconhecimento do problema, quer nas últimas etapas do processo de decisão. Neste artigo a tónica é colocada na influência e nas táticas negociais empregues pelos adolescentes nesse processo familiar, que não tem sido alvo de grande atenção, apesar da reconhecida importância deste segmento, tanto pelos investigadores como pelas empresas. Assim, procura-se com este trabalho aferir as perceções e as táticas empregues pelos adolescentes e pelos seus progenitores com relação a dois tipos de produtos: viagens de lazer e cereais para pequenos-almoços. A escolha de dois tipos de produtos com tipologias e complexidade diferente permite retirar ilações quanto aos padrões empregues e à influência das caraterísticas demográficas no comportamento familiar de decisão de compra.
ABSTRACT: Family decision-making research has frequently examined the roles of adults and children on purchase decisions. Empirical results show a propensity toward a joint decision process in problem recognition and the final decision stages. This article argues that teenagers’ influence on a family’ buying decisions suffers from a certain conceptual and definitional ambiguity, and oversimplification regarding the different modes of influence. Nevertheless, there is a consensus in business and academia that kids in general have an increasing influence in the decision making process of families. Thus, the objectives of this research are to measure teenagers’ and parents' perceptions regarding tactics used by both, especially pester power, in the context of the decision-making process for a family’s travelling choice and for breakfast cereals. The research aims to assess the differences driven by demographic characteristics.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/2966
ISSN: 2182-8458
Versão do Editor: http://tmstudies.net/index.php/ectms/article/view/543/911
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